Receita de linguiça vegana caseira faz sucesso nas redes sociais com ingredientes fáceis

- visualizações

Receita de linguiça vegana caseira faz sucesso nas redes sociais com ingredientes fáceis

Apenas é preciso tomar cuidado com o modo de preparo. Entenda na matéria.


75 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Uma receita publicada no grupo “Ogros Veganos” do Facebook vem dando o que falar. No início da noite do dia 25 de fevereiro, a internauta Simeire Scomparini compartilhou uma receita de linguiça sem nada de origem animal (veja aqui). Na publicação, ela alega que adaptou a receita de outra que já havia no grupo, mas não encontramos a anterior.

De qualquer forma, o importante é que a receita abre um mundo de novas opções de “mistura” para os veganos e, principalmente, para quem está querendo conhecer mais sobre a culinária sem crueldade. Embora pareça complexa, a receita é simples.

Ingredientes

2 xícaras de proteína de soja miúda e hidratada (carne de soja)
100 gramas de polvilho doce
100 gramas de polvilho azedo
Ervas desidratadas a gosto
Alho desidratado a gosto
Páprica picante a gosto
Pimenta calabresa desidratada a gosto
Colorau a gosto
Orégano a gosto
Fumaça em pó ou líquida a gosto (opcional)
Papel filme* para moldar e cozinhar (leia abaixo sobre o papel filme)

Modo de preparo

Basta amassar muito bem tudo ou ainda triturar com um mixer. Se achar necessário, adicione um pouco de azeite para dar liga à massa que vai se formar. Daí é só fazer rolinhos, enrolar em papel filme* (leia abaixo sobre o papel filme) e cozinhar em água fervente por 15 minutos. Depois é só congelar. Antes de usar, é preciso tirar o papel filme. É possível fazer as linguiças fritas em rodelas com anéis de cebola ou de qualquer outro jeito que se faz uma linguiça convencional, inclusive em churrascos veganos.

*Sobre o papel filme

Não é recomendado que se use papel filme comum para fazer a receita ou qualquer outra que demande aquecimento do produto junto ao alimento. Isso é um aviso sério. Alguns nutricionistas alertaram, após ver a receita dessa linguiça no Facebook, que o papel filme é feito de PVC, um plástico derivado de petróleo que libera toxinas muito perigosas quando aquecido junto ao alimento. Essas substâncias são altamente cancerígenas.

A solução seria usar um papel filme muito específico que é feito 100% de celulose, obtido de plantas. Estamos trabalhando para ter esse produto na Loja Vista-se para venda, mas você pode procurar em casas especializadas em embalagens. Precisa ser o “plástico” 100% celulose.

Outra solução seria cozinhar as linguiças em folhas de bananeiras, o que certamente não é uma opção fácil para pessoas que vivem em cidades grandes. Há ainda a opção de utilizar folhas de couve ou de repolho para moldar e cozinhar as linguiças. Se achar viável, faça assim, é uma forma bastante saudável.

Alguns internautas fizeram as linguiças cozinhando-as em vapor ao invés de colocá-las dentro da água fervente. De qualquer forma, evite ao máximo usar filmes plásticos comuns. Vamos acompanhar qualquer aperfeiçoamento dessa receita e publicar novamente, se for o caso. De tão versátil e útil, essa receita merece atenção especial.


Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade:

75 pessoas agradeceram por este conteúdo.