- visualizações

Torcedor do Palmeiras leva filhote de porco ao estádio em meio a fogos, gritaria e muito barulho

Irresponsabilidade e impunidade.


55 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Um torcedor que mora em Anápolis, interior do estado de Goiás, viajou 60 km com um porco até a capital para acompanhar o jogo do Palmeiras. A partida, contra o Atlético-GO, aconteceu no último domingo (15), em Goiânia.

Lúcio Nunes da Mata, um professor aposentado de 62 anos, levou o filhote de porco com cerca de 60 dias para o Estádio Olímpico em uma van de torcedores.

O transporte de porcos, bois e outros animais só pode ser realizado se acompanhado de um documento oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) chamado Guia de Trânsito Animal (GTA). É óbvio que o torcedor não tinha este documento, já que nenhum órgão oficial autorizaria o transporte de um porco em um veículo repleto de pessoas e sem local adequado para animais. O transporte de ida e volta ao estádio, de cerca de 120 km, provavelmente foi, portanto, irregular.

A imagem de Lúcio sacudindo o porquinho durante o jogo foi exibida rapidamente no programa Fantástico, da Rede Globo. A única ressalva feita pelo programa foi deixar uma pergunta no ar sobre se é ou não permitido entrar com um porco em um estádio de futebol.

O estresse do animal no meio da torcida sendo manuseado por diversos torcedores é bastante notório pelas imagens. Vale lembrar que em um estádio há ruídos ensurdecedores da própria torcida e de fogos de artifício. Em todas as imagens é possível ver o torcedor Lúcio gritando e sacudindo o animal.

Segundo o Art. 32 da LEI 9.605/98 (confira aqui), praticar abuso ou qualquer tipo de maus-tratos contra animais é crime. Caso o torcedor Lúcio seja processado e termine sendo julgado, um juiz poderia perfeitamente interpretar o episódio como um caso de maus-tratos aos animais. O torcedor estaria sujeito à pena de detenção de três meses a um ano, e multa.

Lúcio já levou outros dois porcos a jogos do Palmeiras. A prática começou em 2004. Além de porcos, Lúcio é conhecido entre os torcedores da equipe do Anápolis – time para o qual ele também diz torcer – por levar galos vivos aos jogos.

Para o canal de TV por assinatura ESPN, Lúcio disse – aos gritos – que tem uma criação de porcos de estimação. A entrevista está abaixo. Já para um portal de notícias local, chamado O Popular, Lúcio disse que pegou o porquinho do chiqueiro de um amigo.

Se o Ministério Público não tomar uma providência, é possível que o ingresso de animais vivos em estádios vire moda entre os torcedores. Outra medida importante seria o Palmeiras emitir uma nota oficial repudiando a atitude do torcedor goiano.

Assista ao vídeo que mostra o animal entre os torcedores | Streamable

.

Assista ao vídeo da entrevista à ESPN | YouTube

55 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: