ANVISA proíbe venda de filé de peixe da marca Qualitá após encontrar dois tipos de parasita
Parasitas, mercúrio... nada saudável.
Desde sexta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu em todo o país a venda do produto “filé de peixe congelado Polaca do Alaska”, da marca Qualitá, que pertence ao Grupo Pão de Açúcar.
A proibição foi publicada no Diário Oficial da União e amplamente noticiada em grandes portais de notícias. Após testes realizados pelo Instituto Adolfo Luts, ficou constatado que um lote do produto (lote A170216036J, válido até 16/2/2019) tinha dois tipos de parasitas na carne.
A ANVISA informou o Grupo Pão de Açúcar que os produtos enquadrados no problema devem ser recolhidos imediatamente. Clientes que já tenham adquirido devem devolver o produto em qualquer loja da rede. O Grupo Pão de Açúcar afirmou que já solicitou o recolhimento nos supermercados, mas, até o fechamento desta matéria, no site da rede o produto estava disponível para compra (veja aqui).
Vale lembrar que ter parasitas na carne de peixe não é uma exclusividade da marca Qualitá. O risco de parasitas sempre existiu, acompanhado de um sério risco de contaminação por metais pesados.
Ao comer peixes contaminados com metais pesados, normalmente mercúrio, a pessoa não sente nada de errado, pois as quantidades são pequenas. Mas, ao longo dos anos de consumo, há grandes chances de problemas sérios acontecerem.
Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)
Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)
Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter