Aprenda a fazer nhoque de batatas sem ovos ou qualquer outro ingrediente de origem animal

- visualizações

Aprenda a fazer nhoque de batatas sem ovos ou qualquer outro ingrediente de origem animal

Receita fácil e livre de crueldade.


52 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Falamos aqui no Vista-se sobre o blog Tempero Alternativo em julho (relembre aqui) e elogiamos o trabalho do jovem catarinense André Luiz Fronza. Ele continua fazendo um belíssimo trabalho e agora há novas receitas e fotos – como sempre – de cair da cadeira.

Uma das receitas que mais chama a atenção no Tempero Alternativo é um nhoque de batatas ao molho de tomates. André usou apenas batatas, farinha de trigo integral, noz-moscada e sal. A receita é extremamente fácil de fazer, desde que haja um pequeno espaço em sua cozinha para enfarinhar, amassar e cortar a massa do nhoque.

Nessa versão, André preferiu o molho de tomates, mas nhoque combina muito bem também com molho pesto, de manjericão. A receita em detalhes, com belíssimas fotos e comentários do autor, pode ser conferida no blog Tempero Alternativo (veja aqui).

Ingredientes:

4 batatas pequenas
1 xíc. de farinha de trigo integral + um pouco para polvilhar (ou 1/2 xíc. de farinha de arroz e 1/2 xíc. de polvilho doce para uma versão sem glúten)
Molho de tomate para servir (ou outro molho)
1 pitada de noz-moscada (opcional)
Sal a gosto

Como fazer:

1 – Descasque as batatas e corte em cubinhos. Coloque elas em uma panela, cubra com água e cozinhe até ficarem macias;
2 – Depois, escorra bem a água e amasse as batatas até virar um purê;
3 – Acrescente a farinha e tempere com sal e noz-moscada. Misture até formar uma bola de massa que não gruda, até dar ponto de enrolar. Se necessário acrescente mais farinha;
4 – Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada. Faça alguns rolinhos com a espessura desejada e corte em pedaços de 2 a 3 centímetros;
5 – Deixe a massa descansar por cerca de 15 minutos;
6 – Em seguida, coloque uma panela com água e sal no fogo até a água começar a ferver;
7 – Coloque o nhoque aos poucos na panela. Quando colocados, eles irão afundar. Depois de um tempo cozinhando irão começar a flutuar, isso significa que está pronto. Retire imediatamente e coloque-os em um escorredor para sair o excesso de água;
8 – Adicione o molho de tomate, ou outro molho, e sirva.

Dicas:

– Quanto menos farinha você conseguir utilizar, mas leve e macio será o nhoque.
– Se você não estiver com pressa, espere o purê esfriar bem (etapa 2) para evaporar o excesso de água, assim não será necessário utilizar tanta farinha para a massa não grudar.

52 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: