- visualizações

Atenção: AdeS agora tem componente de origem animal em sua fórmula – confirmado pela Unilever

O produto antes era declarado como 100% vegetal.


118 pessoas agradeceram por este conteúdo.



ATUALIZAÇÃO EM 12/06/2018 ÀS 16h20:
Leia as informações mais atualizadas sobre AdeS (clique aqui).


Os leites de soja AdeS estão entre os mais consumidos do Brasil e certamente são os mais fáceis de achar nos supermercados. Além disso, são os leites de soja com menor preço.

Infelizmente, toda a linha de leites AdeS têm vitamina D de origem animal em sua composição, portanto, não são produtos adequados para vegetarianos.

Por muitos anos, veganos boicotaram o consumo do produto por ser da multinacional Unilever, que faz testes em animais. Em julho de 2016, porém, a marca AdeS deixou de pertencer à Unilever, pois foi vendida para a Coca-Cola, conforme noticiamos (relembre aqui).

A mudança de propriedade da marca encorajou muitos veganos a se consumirem o produto. A vitamina D usada no AdeS, no entanto, sempre gerou dúvidas sobre a sua origem. Em 2013, a Unilever afirmou ao Vista-se que a vitamina D do AdeS era de origem sintética, feita em laboratório tendo vegetais como base. Em julho de 2016, na ocasião em que noticiamos que a marca havia sido vendida, fizemos questão de confirmar novamente e a Unilever reiterou que a vitamina D não vinha de animais.

Nas últimas semanas, contudo, surgiram mensagens nas redes sociais de veganos que entraram em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Unilever e receberam a informação de que a vitamina D que eles usam é de origem animal.

Mais uma vez entramos em contato e, para nossa surpresa, a fórmula parece ter mudado. A Unilever – que continua fabricando o AdeS e fará isso até completar 3 anos da venda para a Coca-Cola (por conta de acordos comerciais) – nos informou que realmente a vitamina D que eles usam no AdeS é de origem animal. Obtivemos essa informação em dois canais diferentes de comunicação da empresa, portanto, não se trata de um engano do representante da empresa ou algo assim.

Outro produto da Unilever utilizado por alguns veganos – embora seja de uma empresa que testa em animais – é a margarina Becel, que também é enriquecida com vitamina D. A Becel é praticamente a única margarina sem leite do mercado brasileiro vendida em grande escala. Estamos ainda confirmando com a empresa sobre a Becel, mas há fortes indícios de que ela também utiliza vitamina D de origem animal. Assim que tivermos mais informações, publicaremos.


ATUALIZAÇÃO EM 21/02/2017 às 18h57:
Fomos procurados pela assessoria da marca AdeS que confirmou sobre a vitamina D de origem animal, mas fez um adendo de que a linha frutas não tem nenhuma vitamina D. Diz a nota enviada ao Vista-se: “A marca AdeS esclarece que somente a linha Original (Ades Original, Ades Original zero, Ades Vitamina de Morango, Ades Vitamina de Banana e Ades Vitamina de Coco) possui adição de Vitamina D3, de origem animal. Todos os produtos da linha Frutas (Ades Uva, Ades Zero Uva, Ades Laranja, Ades Zero Laranja, Ades Maçã, Ades Zero Maçã, Ades Abacaxi, Ades Pêssego, Ades Morango) não têm adição de vitamina D.” Informamos que, apesar de não ter vitamina D de origem animal, os sabores Ades Pêssego e Ades Morango possuem o corante carmin de cochonilha (de origem animal) em sua fórmula, segundo o site da marca.

118 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: