- visualizações

Brasil está a ponto de autorizar que caçadores matem lebres a tiros, assim como já faz com javalis

Espécie foi introduzida na América do Sul para caça esportiva.


215 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Conhecida como “lebrão”, por seu tamanho diferenciado em comparação a outros animais semelhantes, a Lepus europaeus pode chegar a 70 cm quando está saltando, esticada.

Essa espécie é nativa da Europa e foi trazida para a Argentina e para o Chile para a chamada caça esportiva. Se proliferou rapidamente por países vizinhos e chegou ao Brasil nos anos 50. Sua primeira aparição registrada em literatura foi no Rio Grande do Sul no início dos anos 80.

Em mais de 3 décadas de adaptação bem sucedida, a espécie atualmente é considerada por muitos uma praga que devasta plantações no sul e no sudeste do Brasil.

Segundo uma longa reportagem publicada na tarde desta segunda-feira (6) no site da BBC Brasil (leia aqui), o “lebrão” pode entrar na lista dos animais que o IBAMA autoriza a caça com armas de fogo.

Caçadores profissionais, que ganham a vida matando animais a tiros em propriedades rurais, já entraram com pedido oficial para que a espécie seja considerada oficialmente nociva e que tenha a caça liberada.

Ainda segundo a matéria da BBC, uma representante do IBAMA já adiantou que o “lebrão” certamente entrará na lista de espécies que devem ser controladas. Só não está decidido ainda se o controle se dará por armadilhas ou por arma de fogo.

Até mesmo veneno foi cogitado para matar esses animais, mas a ideia foi abandonada porque dificilmente existiria algum veneno que mate apenas esse animal e não acabe matando também espécies nativas.

215 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: