Caçadores de animais ensinam em vídeo como fraudar as enquetes da Câmara dos Deputados

- visualizações

Caçadores de animais ensinam em vídeo como fraudar as enquetes da Câmara dos Deputados

O erro permite que uma pessoa vote por várias vezes.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


As enquetes do site da Câmara dos Deputados servem – ou deveriam servir – para que os legisladores sintam qual é a vontade da população sobre determinada matéria. No entanto, esse recurso é falho e qualquer pessoa pode burlar os resultados de forma fácil e sem conhecimentos técnicos.

O blog O Grito do Bicho, da ativista Sheila Moura, publicou na última quarta-feira (1) uma denúncia importante sobre o que vem acontecendo com uma enquete sobre caça de animais (veja aqui). Observando páginas de caçadores no Facebook, Sheila chegou a um tutorial em vídeo feito por um dos caçadores para ensinar os outros a fraudar a enquete no site da Câmara.

Conforme noticiamos em janeiro, há um projeto de lei que pretende liberar a caça de animais silvestres (relembre aqui). No vídeo tutorial, o caçador ensina a fraudar a enquete desse projeto.

Até o fechamento desta matéria, 58,76% dos votos na enquete no site da Câmara dos Deputados eram a favor da proposta que libera a caça de animais silvestres. Os votos contra a proposta somavam apenas 41,13%. A maior parte da população brasileira é obviamente contra a caça de animais silvestres, portanto, apenas uma fraude explica a grande diferença na enquete em favor dos caçadores.

A ativista Sheila Moura entrou em contato com o Diretor de Informática da Câmara, Sebastião Neiva, e conseguiu uma pequena entrevista em áudio com ele que pode ser ouvida no blog O Grito do Bicho (ouça aqui).

Na entrevista, Sebastião afirma que providências serão tomadas. Até a manhã desta segunda-feira (6), no entanto, o erro persiste e é possível votar à vontade. A enquete em questão pode ser encontrada na lateral direita da matéria sobre o projeto no site da Câmara (veja aqui).

O mínimo que a Câmara dos Deputados deve fazer é anular esta e outras enquetes que podem ter sido fraudadas e corrigir o erro no sistema. Você pode enviar sua mensagem de reclamação para a Câmara dos Deputados pelo link a seguir (acesse aqui).

Assista ao vídeo onde o caçador ensina a fraude | YouTube

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: