- visualizações

Campeão mundial de ‘parkour’ Tim Shieff usa suas redes sociais para promover o veganismo

Considerado o melhor do mundo.


12 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Nascido nos Estados Unidos e vivendo na Inglaterra desde os três anos de idade, Tim Shieff é um dos mais conhecidos atletas de freerun e parkour do mundo. Ele venceu o Barclaycard World Freerun Championship em 2009 e já ganhou diversos outros prêmios como atleta. Tem também participações em programas de TV de grande audiência e viaja pelo mundo divulgando seu esporte.

Após um período como ovolactovegetariano, Shieff foi apresentado ao veganismo em 2012 e, desde então, tem se mostrado um entusiasta desse estilo de vida. O atleta decidiu se tornar vegano após assistir à pelstra do ativista Gary Yourofsky, muito famosa na internet.

Shieff faz forte uso de seus canais na internet (Facebook | Instagram | Youtube) para explicar o que é veganismo e promover esse estilo de vida. Amigo de Jamie Oliver, Shieff já apareceu 11 vezes no canal do famoso chef ensinando receitas veganas (veja aqui).

Em uma recente entrevista ao jornal britânico The Guardian (leia aqui, em inglês), o campeão foi indagado sobre suas perspetivas para o futuro, sobre se ele é otimista em relação ao veganismo. Shieff foi enfático em dizer que sim, que é muito otimista em relação ao futuro e citou dados. Segundo o atleta, cerca de 20% dos jovens entre 16 e 25 anos já são ovolactovegetarianos ou veganos na Inglaterra.

“É uma questão de tempo. Injustiças não podem durar para sempre e nós estamos no meio de uma grande mudança. Essa geração realmente entendeu a ideia. Eles vão envelhecer e as gerações seguintes serão mais sensíveis e proativas. As crianças já entendem por que elas não devem comer os animais. Então, quando elas crescerem, nos próximos 20 ou 30 anos, eu acredito que teremos crianças dizendo: ‘Mamãe, papai, eu não acredito que vocês usavam os animais. Por quê?!’. É apenas uma questão de tempo. Em 20 anos, eu acho que teremos países inteiros se declarando como vegetarianos.” – disse.

A repórter do The Guardian Lilah Raptopoulos confessou que é muito difícil imaginar uma mudança assim. Argumentando, Shieff mostrou que não é algo tão absurdo de se acreditar quanto pode parecer.

“Talvez seja mesmo difícil de imaginar, mas apenas no século passado a sociedade realmente aceitou que as pessoas negras merecem os mesmos direitos das brancas e que as mulheres merecem os direitos que os homens têm. Um filósofo [Arthur Schopenhauer] disse que toda verdade passa por três estágios. Primeiro, é ridicularizada. Então, é violentamente oposta. Em seguida, ela é aceita como verdade. Estamos agora na fase da ridicularização. As pessoas ainda fazem piadas sobre veganos. Como próximo passo, eu imagino que teremos alguma oposição violenta.” – completou.

Embora tenha sido influenciado pela questão dos direitos dos animais, Shieff acredita que os benefícios que um estilo de vida vegano pode trazer ao meio ambiente são uma porta importante para o veganismo.

“Eu acho que o meio ambiente é a melhor maneira de levar as pessoas a entenderem a magnitude do veganismo. As pessoas já aceitaram que os animais morrem e elas realmente não se importam – o que ainda me surpreende. E eu não gosto de usar a saúde porque fazer coisas pela sua saúde é visto como algo egoísta. Mas todo mundo concorda e acha razoável que devemos cuidar do meio ambiente.” – disse.

Shieff declaradamente usa de sua fama no esporte para que as pessoas dêem ouvidos ao que ele tem para falar sobre veganismo. “Eu sou apenas um garoto pulando por aí enquanto há animais morrendo e um planeta sendo poluído. Esses são os verdadeiros problemas.” – finalizou Shieff.

Assista a um vídeo que mostra Tim Shieff em ação | Youtube

12 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: