- visualizações

Carne de cavalo encontrada em lasanhas gera crise na Europa e choca consumidores


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Um caso clássico de “esquizofrenia moral*” coletiva

O Diretor de Segurança dos Alimentos da Grã-Bretanha colocou prazo de uma semana para que todas as empresas que trabalham com carne bovina processada certifiquem-se de que seus produtos não têm carne de cavalo.

Essa semana, fiscais da Inglaterra descobriram lasanhas da marca “Findus” vendidas com até 100% de carne de cavalo, ao invés de carne de boi, como propõe a embalagem. Governos de vários países europeus já admitem a crise alimentar, que começou quando agendes da Irlanda descobriram DNA de cavalo em amostras de carne bovina moída, há cerca de um mês (leia aqui).

Segundo matéria exibida nesta sexta-feira (08) pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, mais de 200 milhões de hambúrgueres já foram retirados das prateleiras desde que a crise começou. Com a descoberta da carne de cavalo também nas lasanhas, as autoridades prometem intensificar a fiscalização.

Especialistas sanitários ingleses afirmam que a carne de cavalo pode estar sendo vendida há anos e em todos os lugares do país. A rede de supermercados Aldi admitiu que, além das lasanhas, algumas amostras de espaguete com molho bolonhesa tinham 100% de carne de cavalo. A polícia já foi acionada para averiguar jantares servidos em escolas e outras locações públicas.

Assista à matéria do Jornal Nacional | No site do Jornal

*”Esquizofrenia moral” é o termo usado pelo filósofo norte-americano Gary Francione para explicar a forma confusa com que olhamos para os animais, tratando uns como membros da família e outros como jantar.

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: