- visualizações

Cascavel-CE mostra seu matadouro público


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Um programa do tipo policial-sensacionalista cearence, Na Mira do Barra, apresnetou uma investigação real sobre o matadouro público da cidade de Cascavel. Matadouros públicos são espaços mantidos pelas prefeituras para que animais ali sejam mortos. Sim, é o seu dinheiro e o meu que paga essa infraestrutura. O vídeo da investigação pode ser conferido aqui e contém cenas fortes. Viajando pelo nordeste já presenciei (sem entrar) a existência deste tipo de estabelecimento exibido nas imagens do vídeo citado. Geralmente, esse tipo de lugar fica em cidades menores e mais afastadas e é onde os animais são mortos do jeito antigo, “tradicional”, com marretada. Uma, duas, três… como mostrado no vídeo, às vezes o animal sofre e berra por mais de 40 minutos antes de ter sua pele retirada e seu corpo retalhado ainda quente.

No início da reportagem é muito interessante ver o repórter indagando os cidadãos sobre o que eles acham da carne vendida na cidade. Todos dizem “a carne daqui é boa, vem daqui mesmo”. Nessas cidades não é comum ver reações como aquelas que vemos em grandes centros como São Paulo. Aqui, em São Paulo, se você expor esse tipo de massacre as pessoas, mesmo as que financiam isso, se revoltam, choram. Pelo menos a maioria delas. Mas lá é comum e boa parte dos entrevistados não veria problema nenhum em ir pessoalmente esquartejar o animal enquanto ele grita e se debate.

“É por isso que eu não acredito no ser humano, não vai mudar nunca!”

Espero sinceramente que este tipo de pensamento não permaneça com você que é leitor do Vista-se, e vou explicar por quê: Tradições e custumes antigos geralmente começam a ser questionados nas grandes metrópolis. É nisso que eu acredito. Onde há mais cultura e informação há pessoas mais conscientes e essa consciência tende a se espalhar.

Leia também
Texto do biólogo Sérgio Greif que descreve sua sensação ao visitar um matadouro

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: