- visualizações

Cientistas concluem que apenas 1 copo de leite por dia eleva o risco de câncer de mama em 50%

Foram acompanhadas 53 mil mulheres por 8 anos.


188 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Um estudo publicado no periódico médico International Journal of Epidemiology, da International Epidemiology Association (IEA), concluiu que o consumo de leite animal está ligado ao aumento do risco de surgimento do câncer de mama.

O periódico médico que publicou o estudo está ligado à Universidade de Oxford, da Inglaterra, mas o estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Loma Linda, dos Estados Unidos. Foram acompanhadas 53.000 mulheres inicialmente livres de câncer de mama por 8 anos. Ao final do estudo, 1.057 casos de câncer de mama foram contabilizados.

Entre diversos outros questionamentos respondidos por essas mulheres, como consumo de álcool, tabagismo e nível de atividade física semanal, a questão alimentar também foi investigada. Chamou a atenção dos pesquisadores a relação encontrada entre o consumo de leite de origem animal e o aparecimento dos casos de câncer de mama.

O coordenador do estudo, Gary E Fraser, PhD, explicou as conclusões que os pesquisadores tiraram do estudo.

“Ao beber até um copo de leite por dia, o risco associado subiu para 50% e, para aqueles que bebem de dois a três copos por dia, o risco aumentou ainda mais para 70 e 80%.” – disse Gary.

Segundo o cientista, a ligação entre câncer de mama e o consumo de leite animal pode estar nos hormônios sexuais que o leite carrega.

“As vacas de onde a indústria tira o leite estão obviamente amamentando e, destas, muitas vezes cerca de 75% estão grávidas.” – disse Gary.

Sabe-se que nas mulheres o câncer de mama é uma resposta hormonal, por isso, o pesquisador acredita que possa haver essa forte relação entre os hormônios da vaca que passam para o leite e o câncer nas mulheres.

O consumo de mais de um copo de leite por dia é extremamente comum entre as mulheres, especialmente se levarmos em conta iogurtes, queijos e outros derivados de leite.

Serviço

Acesse a página oficial do estudo, em inglês (acesse aqui).

188 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: