- visualizações

Cientistas descobrem que o leite de barata é um superalimento e já falam em dieta do futuro

Você tomaria essa secreção? Participe da nossa enquete no fim da matéria.


3 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Após observar e estudar por 54 dias uma espécie de barata (Diploptera punctata), cientistas do Instituto de Biologia Regenerativa e de Células Tronco da Índia afirmaram ter descoberto um novo superalimento.

As baratas não são animais mamíferos, obviamente, mas a espécie Diploptera punctata tem um modo muito peculiar – e até parecido com o humano – de gerar e alimentar seus filhotes. Ao invés de botar ovos, ela gera sua cria dentro do próprio corpo e os alimenta com uma espécie de leite composto por cristais proteicos e líquido.

E é nesse líquido cheio de cristais proteicos que os cientistas acreditam morar o segredo da dieta das próximas gerações. A secreção produzida pela barata tem quatro vezes mais proteínas do que a secreção produzida pelas vacas, muito comum na dieta convencional. Analisando apenas do ponto de vista nutricional, isso poderia ser uma solução para as crises alimentares que virão em um futuro próximo, segundo os pesquisadores.

“Os cristais encontrados na Diploptera são como comidas completas. Possuem proteínas, gorduras e açúcares. Se olharmos dentro das sequências das proteínas, elas possuem todos os aminoácidos essenciais.” – disse Sanchari Banerjee, coautor do estudo publicado no jornal científico IUCr (leia aqui, em inglês).

O argumento utilizado por Sanchari para defender o possível consumo do leite de baratas é parecido com os argumentos dos que defendem o consumo de laticínios feitos a partir de leite de vaca. A secreção bovina é amplamente divulgada como detentora de muitos nutrientes importantes para o corpo humano, mesmo sendo uma substância criada pela natureza para outra espécie.

Felizmente, os cientistas já concluíram que ordenhar baratas ou mesmo matá-las para retirar o tal leite seria uma tarefa artesanal e ineficiente. A ideia é sequenciar os genes responsáveis pela produção do leite e tentar reproduzi-los em laboratório. Seria, portanto, um leite de barata sintético.

Você compraria o leite de baratas se estivesse disponível em um supermercado próximo a você? Lembrando que seria um produto sintético, não produzido a partir de animais. Participe da nossa enquete abaixo. E se você consome secreção de vacas, é um bom momento para repensar e dar um passo para o veganismo.

3 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: