- visualizações

Entenda o importante trabalho da ong Sea Shepherd


4 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Ano após ano a Sea Shepherd navega para a Antártida para impedir a caça às baleias

Todos os anos, a Sea Shepherd recruta voluntários especialmente selecionados de diversas partes do mundo para suas missões na Antártida. Paul Watson, co-fundador do Greenpeace, se desentendeu com os outros membros do grupo por usar táticas de ação direta vistas como muito agressivas por eles e fundou, em 1977, a Sea Shepherd Conservation Society.

A Sea Shepherd é conhecida por não ser um grupo de protestos ou manifestações. Eles simplesmente vão lá e tentam impedir a caça de baleias, golfinhos, focas e outros habitantes do lado mais gelado da Terra. Para isso, a ong utiliza métodos diretos como colisões contra navios de caça japoneses e bombas de efeito moral. Pela forma com que exerce sua função, a tripulação da Sea Shepherd é conhecida como “piratas da compaixão”, como o próprio capitão Paul Watson gosta de explicar. Assumindo este título inclusive no símbolo que desenhado nas bandeiras que balançam nos navios, uma caveira pirata, os ativistas seguem em frente em sua luta.

Proibição da caça às baleias e violações do governo japonês

A principal atividade da Sea Shepherd é proteger as baleias que vivem nas águas geladas da Antártida e evitar sua extinção. A caça comercial a este animal está proibida desde os anos 80, mas o governo japonês alega que envia seus navios para coletar cetáceos para pesquisas, aproveitando uma brecha na lei de proteção. Contudo, os milhões de dólares investidos pelo governo do Japão nessa atividade não geram artigos ou estudos relevantes e até hoje, mais de 20 anos depois da proibição da caça, não é difícil achar sushi de baleia ou baleia enlatada nos restaurantes japoneses. Fica claro o motivo pelo qual os japoneses matam estes animais.

Série na tv e apoio de celebridades

A atividade exercida pela Sea Shepherd não é barata. Para financiar os gastos com os navios da frota e até um pequeno helicóptero que acompanha e registra tudo em vídeos e fotos, capitão Paul Watson e seus companheiros contam com o apoio financeiro de pessoas do mundo todo, incluindo algumas celebridades como o vocalista da banda californiana Red Hot Chili Peppers, Anthony Kieds e a atriz Brigitte Bardot.

Como reconhecimento de seu intenso trabalho, há alguns anos a Sea Shepherd ganhou uma série no canal de tv Animal Planet, o que ocasionou uma divulgação incrível para as ações do grupo e, consequentemente, ainda mais apoio internacional. Recentemente, a ong recebeu uma doação de mais de um milhão de dólares de uma loteria da Holanda conhecida por destinar partes de seus lucros a causas ecológicas e sociais.

Assista ao vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre a filosofia do capitão Paul Watson e da Sea Shepherd.

No Youtube

Sobre a Sea Shepherd

Estabelecida em 1977, a Sea Shepherd Conservation Society (SSCS) é uma organização internacional sem fins lucrativos de conservação da vida silvestre marinha cuja missão é terminar com a destruição de hábitat e o massacre da vida selvagem nos oceanos do mundo, com o objetivo de conservar e proteger ecossistemas e espécies.

A Sea Shepherd usa táticas inovadoras de ação direta para investigar, documentar e agir quando necessário para expor e intervir contra atividades ilegais em alto-mar. Salvando a biodiversidade de ecossistemas oceânicos delicadamente equilibrados, a Sea Shepherd trabalha para assegurar a sobrevivência delas para as futuras gerações. Na foto, Capitão Paul Watson Fundador da Sea Shepherd Conservation Society.

Site oficial: www.seashepherd.org

4 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: