Equivocada, especialista associa veganismo à anorexia no programa Bem Estar, da Rede Globo

- visualizações

Equivocada, especialista associa veganismo à anorexia no programa Bem Estar, da Rede Globo

Assista à declaração atrapalhada da doutora.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


A psicanalista Cybelle Weinberg, mestre pela USP e doutora pela PUC-SP, emitiu uma declaração equivocada durante entrevista ao programa Bem Estar, da Rede Globo. O programa foi ao ar na manhã desta quarta-feira (17).

Convidada para falar sobre transtornos alimentares na adolescência, tema sobre o qual já discorreu em três dos cinco livros que escreveu, Cybelle disse o seguinte:

“O assunto vira dieta, qual a melhor, hoje tô fazendo essa, amanhã outra. A menina começa cortando carboidrato, depois corta carne, depois vira vegetariana, vegana, depois ela não vai comer nada. Tem pacientes que nem água tomam porque acham que vai engordar.” – explicou a psicanalista.

Na entrevista gravada em vídeo (assista aqui, a partir de 8’25”), a doutora faz uma comparação sem base entre veganismo e anorexia.

Embora o que seja mais evidente dessa filosofia de vida seja realmente a alimentação, é preciso que fique claro que o veganismo não é uma dieta. O fato de uma pessoa ser vegana não significa que ela quer emagrecer e muito menos deveria ser considerado um sinal de anorexia.

Além de fazer tal comparação, a psicanalista ainda colocou o fato de uma adolescente se tornar vegana como último passo antes da anorexia.

Para pessoas bem informadas que optam por não consumir produtos de origem animal por questões éticas a declaração da especialista não deve trazer maiores problemas. Mas veicular isso em rede nacional pode ter consequências graves.

Pais de adolescentes veganos podem passar a achar que seus filhos estão a um passo da anorexia, por exemplo. A declaração deveria ter sido editada pela produção do programa Bem Estar, já que foi gravada e não ao vivo. Mas já que a fala de Cybelle acabou indo ao ar, o mínimo que o programa poderia fazer é uma retratação, preferencialmente no dia seguinte.

A página oficial do programa no Facebook é aberta a comentários (acesse aqui). Se achar necessário, deixe o seu.


Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade:

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.