- visualizações

Fim da dúvida: revelamos quais são as opções veganas do Spoleto e quais só parecem ser

Uma opção em shoppings e grandes centros.


44 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Nos últimos anos, uma das dúvidas mais comuns entre os veganos é se há ou não opções veganas na rede de restaurantes Spoleto. A rede, que nasceu no Rio de Janeiro em 1999, possui mais de 300 lojas espalhadas por todo o Brasil, sempre localizadas em pontos de grande fluxo de pessoas. A facilidade em encontrar uma loja Spoleto em shoppings e centros comerciais é um dos pontos que atraem veganos que precisam almoçar fora.

Há meses estamos pesquisando sobre o assunto e apenas nesta quinta-feira (18) conseguimos uma resposta concreta da empresa. A falta de clareza sobre os ingredientes de seus produtos é um problema que Spoleto precisa corrigir. As dúvidas sobre a composição dos alimentos são confirmadas por dezenas de publicações sobre o assunto em redes sociais. Mesmo quando a marca responde a essas dúvidas através de sua página oficial no Facebook, as respostas são sempre pouco objetivas. De qualquer forma, veja a seguir o que conseguimos e como fizemos para chegar ao fim do mistério.

Nenhum molho e nenhuma massa fresca (capeletti, ravioli e gnocchi) oferecidos pelo Spoleto são veganos. Esta informação já era de conhecimento de alguns clientes que receberam por e-mail uma tabela (veja imagens abaixo) do SAC da empresa ao questionar sobre opções vegetarianas. A boa notícia é que as 5 massas secas (fettuccine, spaghetti, farfalle, penne e fusilli integrale) vendidas na rede não contêm ingredientes de origem animal na receita. Um PDF com tabelas nutricionais (acesse aqui) hospedado no site da empresa com o título de “Principais Alergias e Intolerâncias Alimentares” traz informações claras de que as massas secas não contêm ovos ou leite.

No início da tarde desta quinta-feira (18), conversamos com o responsável pelo marketing do Spoleto, Leandro Maia, e explicamos a importância das informações sobre a composição para o público vegano. Após buscar informações internamente, Leandro confirmou que as massas secas não têm ingredientes de origem animal na receita, mas alertou para o fato das massas trazerem a frase “pode conter traços de ovos” na embalagem. Isso significa que as máquinas utilizadas para a fabricação destas massas podem ter sido usadas para a fabricação de massas com ovos. Ainda segundo Leandro, todas as massas secas comercializadas pelo Spoleto nos quatro cantos do país são importadas da Itália e pertencem à marca Pasta Zara. No site do fornecedor italiano é possível ver que eles também têm massas com ovos (veja aqui), daí a necessidade de colocar a frase em todas as embalagens. A maioria dos veganos não vê problema em consumir produtos que trazem a indicação de “traços”, mas é bom que fique tudo esclarecido para os que não quiserem comer.

Todos os molhos – incluindo o aparentemente inofensivo “tomate” ou “ao sugo” – contêm algum ingrediente de origem animal. Não conseguimos confirmar, no entanto, quais ingredientes de origem animal são estes. A informação extraoficial é de que vai margarina com leite na base de todos os molhos. Assim, a única opção que resta é comer a massa apenas refogada no azeite com acompanhamentos vegetais (ATUALIZAÇÃO: leia abaixo para conferir que há também a opção de salada especial do Spoleto).

Serviço

Site oficial | Encontre uma loja | Imprimir PDF com dicas para levar à loja

ATUALIZAÇÃO ÀS 19 HORAS (18/09/2014): No início da noite desta quinta-feira (18), recebemos uma ligação do responsável pelo marketing do Spoleto, Leandro Maia, confirmando que o molho de tomate tem margarina. Aproveitamos a oportunidade para sugerir que a rede repense a questão de adicionar margarina ao molho de tomate. Leandro disse que eles já estão pensando em reformular os molhos e, ao menos o de tomate, certamente será sem nada de origem animal. Reconheceu que a demanda do público vegano é significativa, mas disse que ainda não há prazo para que o molho seja efetivamente vegano.

ATUALIZAÇÃO ÀS 21h50 (18/09/2014): A leitora Ellen Guimarães, de Salvador-BA, nos lembrou que há uma opção muito interessante além das massas com azeite. Trata-se da Salada Spoleto, um mix de 5 tipos de folhas (Alface Crespa, Alface Roxa, Alface Americana, Rúcula e Radicchio) que você pode acrescentar 8 ingredientes, entre massas secas e vegetais. Há 3 opções de molhos para saladas no Spoleto, mas apenas o molho tipo italiano é vegano. Sua composição, que pode ser conferida na embalagem, é: água, vinagre, amido modificado, açúcar, cebola, alho, sal e conservantes benzoato de sódio e sorbato de potássio.

44 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: