- visualizações

Flávio Giusti fala sobre o outdoor lançado em Piracicaba-SP


2 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Autor da arte gráfica, que será retirada neste sábado, 30, considera o consumo de carne um “crime específico” e afirma que esta indústria é uma realidade maligna da sociedade

Jornalista: Erick Tedesco

Desde o dia 15 de agosto um outdoor da Associação Seja Vegetariano está exposto no início da Avenida Carlos Botelho, próximo à Escola Superior Agrícola “Luis de Queiroz”, que expressa a causa vegetariana criticando o hábito do consumo de carne. Como explica o publicitário Flávio Giusti, responsável pelo design gráfico da propaganda, a arte foi inspirada no filme de terror “Jogos Mortais” e foi concebida com o intuito de conscientizar a população com uma mensagem de impacto.

O lugar escolhido para fixar o outdoor, que será retirado de circulação neste sábado, 30, foi estratégico, conta o publicitário. “É uma avenida movimentada e pela qual transita muitos jovens”, que ele acredita ser potencialmente formadores de opinião. “É uma ação importante para quem é adepto à causa vegetariana, mas principalmente para os consumidores de carne”, alerta Giusti.
Em conversa com pessoas que tiveram contato visual com o outdoor, cuja arte é figurada por cabeças de suínos presas à ganchos e enfileiradas, além de uma mão que segura uma faca ensangüentada, Flavio Giusti afirma que o impacto funcionou. “Existe um quê da realidade a qual poucas pessoas querem ver porque só conhecem a carne enquanto produto final de um longo processo industrial”, considerada por ele cruel. Giusti acredita que a propaganda cumpriu o papel de conscientizar a população quanto ao consumo de carne.
Entretanto, para o vendedor José Ricardo Bignotto, questionado quanto o que o conteúdo do outdoor o impactava, ele opina ser uma arte que não o fará mudar seus hábitos alimentícios carnívoros. “Faço minha dieta alimentar com carnes e tenho convicção quanto os malefícios e benefícios deste hábito. É preciso respeitar a opinião e o gosto de cada um”, afirma. Para Bignotto, ser vegetariano é uma opção, assim como sua opção em consumir carne.

Giusti defende a arte pró-vegetarianismo do outdoor alegando que, apesar do teor crítico e acusador, a propaganda não trata como “criminoso” o ato de consumir carne. “A intenção é expor uma realidade. A culpa depende da consciência de cada indivíduo”, mas minimiza a indiferença apontando o ato então como um “crime específico”. “O homem, dentro de sua cultura, escolhe aqueles animais que querem proteger e os que servem de alimento. Desta forma, a matança pode ser considerada, sim, um crime”, pondera. Por isso, fala, o outdoor é um convite para uma nova ótica a respeito desse assunto tão polêmico.

Piracicaba é a quarta cidade em que a Seja Vegetariano faz propaganda da causa em vias públicas. De acordo com Giusti, a cidade foi escolhida porque possui um ativismo vegetariano muito forte. Ele aponta a existência de um núcleo da Sociedade Vegetariana Brasileira, três restaurantes vegetarianos, eventos específicos que acontecem com freqüência e uma cena musical envolvida com o assunto.

“O mercado vegetariano está crescendo e grandes marcas estão atentas para atender esta fatia da sociedade que não é consumidora de carne”, fala Giusti, que também ataca as empresas que usam a imagem meiga de animais como mascotes. “Ninguém mostra a verdade do matadouro ou o bicho sofrendo. A indústria se apropria de fantasias para legitimar o consumo de carne”. No entanto, não definiu exatamente uma política capaz de eliminar este hábito alimentício da população. “É um trabalho de formiguinha e depende da consciência das pessoas para minimizar a questão”, fala.

E Giusti também garante que a propaganda vegetariana do outdoor não é militância. “Não acho que o anúncio tenha um tom catequizador e não impõe nada. Trata-se apenas de uma realidade e o que fica para quem passa pela avenida e o vê são questões”, afirma o autor da arte. De acordo com ele, a idéia, junto a Sociedade Vegetariana Brasileira de Piracicaba, é de agora em diante fazer uma ação como esta do outdoor de três em três meses.

FONTE

2 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: