Gary Yourofsky, um dos mais famosos ativistas veganos do mundo, se afasta da militância

- visualizações

Gary Yourofsky, um dos mais famosos ativistas veganos do mundo, se afasta da militância

Ele alega exaustão por críticas, principalmente de dentro do movimento.


56 pessoas agradeceram por este conteúdo.


O ativista norte-americano Gary Yourofsky, famoso por palestras incisivas sobre o veganismo (veja aqui), publicou um longo texto em sua página oficial no Facebook (veja aqui, em inglês) explicando por que não vai mais fazer ativismo.

Comparando sua decisão à aposentadoria de grandes atletas, Gary afirma que está exausto mentalmente e que não tem mais a paciência necessária para ensinar. O título de seu texto, que em português é algo como “Peguei, tá com você!”, faz um paralelo com a brincadeira infantil pega-pega. Na analogia, Gary acaba de cumprir sua missão em relação aos animais e convoca o próximo a assumir o compromisso.

Gary tem 46 anos e passou quase metade de sua vida palestrando, dando entrevistas e advogando de várias formas em favor dos animais. Foram 21 anos de declarações contundentes, algumas delas controversas, inclusive mal vistas dentro do movimento vegano.

Segundo seu texto, Gary palestrou por 2.660 escolas e faculdades onde falou para mais de 60.000 pessoas que não eram veganas. Ele viajou por 30 estados nos Estados Unidos e foi preso 13 vezes em ações diretas contra exploradores de animais. Muita gente foi influenciada por ele a conhecer melhor o veganismo, tanto presencialmente em suas palestras, quanto pelos vídeos na internet.

O ativista alegou que parte de sua exaustão vem de críticas de pessoas do próprio movimento vegano. Segundo ele, muitos ativistas não admitem que se faça ativismo vegano sem incluir outras lutas e causas. Gary diz em seu texto que os “veganos que fazem saudação ao sol e trocam abraços de energia” são mil vezes mais desgastantes de lidar do que com carnistas.

Gary finalizou seu texto dizendo que será vegano para sempre. Ao lado do título de seu texto, uma frase indica que aquele é o último texto publicado por ele em mídias sociais.

56 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: