Grão-de-bico é aliado contra a depressão

- visualizações

Grão-de-bico é aliado contra a depressão


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


Que uma barra de chocolate ajuda a ficar menos triste todo mundo sabe. Mas é possível também combater a depressão com alimentos mais saudáveis. Entre os que têm propriedades antidepressivas está o grão-de-bico. A leguminosa, que é a base de delícias da culinária árabes como o hommus e o falafel, é rica em triptofano, um aminoácido que estimula o corpo a fabricar serotonina. As propriedades “pró-alegria” do alimento já foram estudadas por cientistas de universidades de prestígio, como a Universidade Hebraica de Jerusalém.

O proprietário da casa de chá egípcia paulistana Khan El Khalili descobriu isso por acaso. “Sou de família egípcia e sempre gostei muito de grão-de-bico. Depois de tomar uma sopa, por exemplo, me sentia muito equilibrado e animado, não sabia o motivo. Até que fui pesquisar e descobri que o grão-de-bico funciona como um chocolate”, conta.

Essa foi uma das razões para ele colocar pratos à base da leguminosa em seu restaurante. “O grão-de-bico poderia facilmente substituir o feijão como alimento do dia-a-dia, pois possui todas as proteínas e vitaminas importantes”, diz.  Segundo pesquisadores, além de estimular o humor, o alimento também aumenta a ovulação das mulheres e ajuda o desenvolvimento das crianças.

Veja como fazer o Hommus bi Tahine, a pasta de grão-de-bico com molho de gergelim

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de tahine
600 gramas de grão-de-bico
Alho a gosto
1 xícara (chá) de água
Suco de 1 limão
Azeite a gosto
Sal à gosto
Hortelã para decorar

Modo de preparo
Deixe o grão-de-bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.

Fonte

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: