- visualizações

Hellmann’s lança maionese sem ovos após processar empresa que faz maionese vegana

A fabricante multibilionária entrou no jogo.


29 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Em novembro de 2014, a Unilever entrou com um processo contra a empresa Hampton Creek, que fabrica uma aclamada maionese vegana nos Estados Unidos (relembre aqui). A base da Just Mayo, produzida pela Hampton Creek, é ervilha amarela, e não ovo, como é comum em maioneses.

Por ser um produto sem ovos, a Unilever, fabricante da Hellmann’s, entendeu que a Just Mayo estava infringindo a lei e tentando enganar os seus clientes. O processo acabou não dando em nada, com exceção de alguns ajustes no rótulo que a empresa vegana precisou fazer para deixar ainda mais explícito que seu produto não tem ovos.

A Hellmann’s, que usa o slogan “a verdadeira maionese” e se coloca no mercado como uma empresa que fabrica maionese de verdade, com ovos, apresentou uma surpresa e tanto esta semana. Pouco mais de um ano depois, a empresa multibilionária que pertence à Unilever anunciou seu mais novo produto: uma maionese sem ovos.

A nova Hellmann’s foi lançada nos Estados Unidos e no Canadá com o nome de Carefully Crafted Dressing & Sandwich Spread, algo como “Molho Cuidadosamente Trabalhado para Espalhar no Sanduíche”, em tradução livre. Isso tudo para não chamar a sua maionese sem ovos de maionese, afinal, seria bastante contraditório depois do processo contra a a Just Mayo da Hampton Creek.

Mas apenas o lançamento de uma maionese sem ovos já demonstra que a Unilever finalmente se rendeu à demanda.

Além da maionese sem ovos, a Hellmann’s terá uma versão com ovos de galinhas criadas fora de gaiolas e uma versão com ovos orgânicos. Apesar dos termos bonitos, esses “outros ovos” são também cruéis para as galinhas, como os convencionais. As versões cage-free e com ovos orgânicos da Hellmann’s continuam sendo ricas em colesterol. Já a versão sem ovos é livre de colesterol. Todas essas novas versões chegam ao mercado norte-americano até o fim de fevereiro.

A versão sem ovos, que é a que tem chamado mais a atenção da mídia, é feita à base de óleo de soja e amidos de milho e batata. A empresa se preocupou em não usar amidos transgênicos, provavelmente já prevendo que os consumidores questionariam isso. Confira a lista completa de ingredientes da nova maionese (que eles não querem que seja chamada de maionese):

Óleo de soja*, água, açúcar*, vinagre, sal, amidos modificados de milho e batata*, suco de limão concentrado*, aroma natural, especiarias e EDTA (disodium dihydrate). *Ingredientes não transgênicos.

O consumidor vegano precisa ficar atento a dois fatores principais antes de decidir colocar esse novo produto no carrinho. Em primeiro lugar, a Unilever testa em animais. Além disso, o “aroma natural” que consta na lista de ingredientes da Carefully Crafted Dressing & Sandwich Spread não foi ainda esclarecido. Não se sabe do que é esse aroma e como ele foi obtido.

O site brasileiro da Hellmann’s não mostra ainda nenhum sinal de que essa nova versão chegará por aqui.

Em entrevista ao jornal Huffington Post, Josh Tetrick, presidente da Hampton Creek, disse que não se sente ameaçado com o lançamento da Unilever. Para ele, pode ser até uma forma de espalhar ainda mais a notícia de que alimentos 100% vegetais são mais saudáveis e podem ser mais gostosos que os convencionais.

29 pessoas agradeceram por este conteúdo.

publicidade


Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: