Jornal Nacional: para salvar o mundo, cientistas pedem para que as pessoas comam mais vegetais

- visualizações

Jornal Nacional: para salvar o mundo, cientistas pedem para que as pessoas comam mais vegetais

Assista agora.


464 pessoas agradeceram por este conteúdo.


A edição dessa quinta-feira (17) do Jornal Nacional, da Rede Globo, trouxe uma reportagem sobre um recente artigo publicado na revista científica Lancet. O material é assinado por 37 cientistas de 16 países e inclui profissionais de universidades renomadas como a norte-americana Harvard.

Para alimentar 10 bilhões de seres humanos em 2050 sem destruir o meio ambiente, a população deveria obter muito mais nutrientes provenientes de vegetais do que de animais. O modelo de dieta proposto pelos cientistas admite o consumo de apenas 14 gramas de carne vermelha por dia, ou seja, praticamente nada. Para carnes de peixe e de frango, o estudo admite que cada pessoa poderia comer até 28 gramas por dia, no máximo.

Apenas para ilustrar como esses números representam quase nada de proteína animal por dia, é importante lembrar que apenas uma salsicha tem cerca de 50 gramas. Imagine dividir uma salsicha comum em 4 partes. Cada parte teria aproximadamente 12,5 gramas. Esse pedacinho de salsicha precisaria ser distribuído entre café da manhã, almoço e jantar. Todo o resto da proteína teria que vir de fontes vegetais, muito mais saudáveis, sustentáveis e nutritivas.

É importante lembrar que os cientistas estão falando sob o ponto de vista da viabilidade da dieta, sobre como alimentar a população de forma mais sustentável e que também traga benefícios à saúde. O estudo não tem nada a ver com compaixão aos animais. Ainda assim, a conclusão dos cientistas fica, como sempre, muito próxima da alimentação utilizada pelos veganos.

Assista ao vídeo | YouTube

464 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: