- visualizações

Municípios do sertão da Bahia firmam acordo para retirar produtos animais da merenda escolar

Adaptações já começaram com treinamento de merendeiras.


179 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Quatro pequenos municípios que ficam na região de sertão do estado da Bahia firmaram um acordo com o Ministério Público estadual para retirar ingredientes de origem animal da merenda escolar. São eles: Serrinha (83.000 habitantes), Barrocas (13.000 habitantes), Biritinga (15.700 habitantes) e Teofilândia (23.300 habitantes).

O Ministério Público do Estado da Bahia propôs aos municípios um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a merenda dos mais de 30.000 alunos da região seja mais saudável, sustentável e econômica.

No documento, o MP enumera os diversos motivos que levam a uma alimentação sem nada de origem animal (veja aqui o PDF). O documento do link é referente ao município de Serrinha, mas os outros três documentos são idênticos, mudando apenas dados das respectivas cidades.

Cerca de 450 merendeiras receberão treinamento e haverá campanhas de conscientização para toda a população para explicar os motivos da retirada de produtos de origem animal da alimentação das crianças.

Os municípios terão 24 meses para finalizar as mudanças com possibilidade de extensão de prazo caso haja resistência dos alunos quanto às adaptações de cardápio.

A cada semestre, 25% dos ingredientes de origem animal atualmente presentes na merenda deverão ser substituídos por opções vegetais de igual ou maior valor nutricional. Toda a mudança no cardápio dos alunos contará com apoio de uma equipe da ONG Humane Society International (HSI).

O acordo com o MP prevê também obrigatoriedade do poder público em manter um programa de acompanhamento médico e nutricional dos alunos, com exames periódicos. E também de campanhas de valorização e dignificação das merendeiras, com disponibilização de acompanhamento médico, odontológico, nutricional e fisioterápico.

179 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: