- visualizações

Novela das 9 ‘O Outro Lado do Paraíso’ apresenta personagem vegana, mas de forma equivocada

Fica a torcida para que Tônia fale sobre a questão animal.


95 pessoas agradeceram por este conteúdo.


A novela O Outro Lado do Paraíso, que vai ao ar pela Rede Globo às 21 horas, apresentou nessa sexta-feira (17) uma personagem chamada Tônia. Ela é uma médica ginecologista que se apresenta como vegana. A novela é escrita por Walcyr Carrasco.

O dramaturgo Walcyr Carrasco é um dos poucos autores de novelas que se interessa por veganismo, embora ainda demonstre pouco conhecimento ou simpatia pela causa.

Em O Outro Lado do Paraíso, Tônia é convidada a um jantar na casa de Gustavo e Nádia, casal da alta sociedade de Palmas, no Tocantins. Nádia é uma mulher preconceituosa e apresentada na trama como racista. Gustavo é um juiz que segue as opiniões da esposa. Eles são, portanto, vilões, por assim dizer.

Nádia finge tratar bem Tônia, preparando um jantar vegano para ela. Isso porque ela quer que o filho, Bruno, se apaixone por ela e abandone a ideia de namorar a empregada da casa, que é negra. Como é possível perceber, o nível do casal é realmente baixo.

Na cena que você confere no fim desta matéria, o juiz Gustavo e um de seus filhos aparecem reclamando e falando mal da comida vegana. A esposa, Nádia, finge gostar da ideia até que Tônia vai embora. Até aí, faz sentido, afinal, o casal representa a escória da população e estão ali justamente para servir de exemplo de como não agir.

Mas a personagem vegana, a médica Tônia, afirma que o objetivo de uma pessoa para se tornar vegana é a saúde. Conforme definição da The Vegan Society, da Inglaterra, a motivação do veganismo é excluir todas as formas de exploração e de crueldade contra animais (confira aqui). Claro que há pessoas que deixam de consumir todos os produtos de origem animal na alimentação apenas por saúde. Esses, por definição, são os vegetarianos estritos.

E outro ponto da conversa, ela diz “quem faz dieta vegana nunca come carne”. Reforça, portanto, que trata-se apenas de um regime alimentar, de uma dieta a ser seguida.

Há pontos positivos na cena como o fato da personagem apresentada como vegana ser médica, alguém com credibilidade. Em dado momento do diálogo, ela explica que veganos não consomem nada de origem animal, e não apenas se abstém de carne. Ela enfatiza que os veganos não consomem laticínios (leite, queijo etc.), mel, carnes, peixes etc., e isso foi bastante proveitoso.

Outro ponto positivo é que Tônia se mostra tranquila, mesmo diante de piadinhas como “mas nem uma bistequinha de vez em quando?”, lançadas pelos donos da casa.

Fica a torcida para que Tônia volte a falar sobre veganismo e explique que não é uma dieta, que envolve principalmente a questão do sofrimento dos animais. Pelo Twitter, pedimos a Walcyr Carrasco que Tônia fale sobre a questão animal em outro momento da trama (veja aqui).

Se você tem conta no Twitter, reforce o nosso pedido para que o autor entenda que é relevante, já que milhões de pessoas assistem à novela e poderiam entender com fidelidade o que é o veganismo.

Assista ao vídeo | Gshow

95 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: