Novela Malhação incentiva bullying contra adolescentes que não querem comer animais

- visualizações

Novela Malhação incentiva bullying contra adolescentes que não querem comer animais

Propaganda forçada do consumo de carne.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


No ar há mais de 20 anos, a novela Malhação, da Rede Globo, renova temporadas e público a cada ano, mas mantém boa audiência entre os adolescentes.

Na última sexta-feira (11), uma cena que mais parecia um comercial de empresa que vende carne chamou a atenção dos telespectadores. Para assistir à cena inteira gratuitamente no Globo Play, acesse os links a seguir: parte 1 | parte 2 | parte 3.

Tudo começa quando um personagem chamado Max tenta convencer Rafa, sua amiga, a provar um pastel de carne. Ela agradece e nega, se dizendo vegetariana por compaixão aos animais. Max insiste e diz que ela deve até estar com falta de proteína por não comer carne.

Preocupada, a adolescente vai até o pai e ele a tranquiliza dizendo que não tem nada errado com ela já que ela consome laticínios e ovos. O pai dá a nítida impressão de que ela não estaria bem se fosse vegana, se não consumisse nada de origem animal. Ele fala como se alimentos vegetais não tivessem proteína.

Na sequência, o pai da menina a desafia a provar carne para que tenha certeza de que não gosta do produto. Todos na mesa, incluindo adolescentes e adultos, criam uma situação em que a jovem não se sente confortável e, sob pressão, pega um pedaço de carne. Ela experimenta e adora o que come e todos ficam muito felizes porque ela deixou de ser vegetariana naquele momento.

A namorada do pai reforça, dizendo que ele conseguiu com que a filha comesse carne e que isso abrirá muito os horizontes dela. Fica subentendido que uma pessoa vegetariana é, na visão do autor da novela, limitada e infeliz. A temporada atual de Malhação foi escrita por Emanuel Jacobina.

Toda a cena é repleta de piadinhas clássicas usadas contra vegetarianos e de uma irresponsabilidade singular. O autor do texto deveria incentivar a aceitação das diferenças, ao invés de fazer com que a personagem Rafa deixasse de ser vegetariana.

Assim como existem pessoas ignorantes e preconceituosas que acreditam em coisas absurdas como a “cura gay”, a cena de Malhação mostrou que o autor Emanuel Jacobina acredita em “cura vegetariana”. Bastou a personagem experimentar um pedaço de carne para se esquecer dos motivos pelos quais não comia carne antes. Realmente lamentável.

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: