- visualizações

Página do Facebook Memes Veganos gera polêmica com publicação e posição política

Veja no fim da matéria o posicionamento do Vista-se e deixe o seu também.


11 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Na noite dessa quarta-feira (2), a página do Facebook Memes Veganos publicou uma imagem com a seguinte mensagem: “Eu disse ‘sou vegana’, não ‘sou feminista, de esquerda e Lula roubou meu coração’” (veja aqui). Até o fechamento desta matéria, a grande maioria dos seguidores da página havia curtido a publicação.

Uma parte dos que curtem a página, no entanto, criticaram a publicação alegando que a página estava assumindo uma postura conservadora, de direita, como se diz na política. A postagem poderia ter passado despercebida ou apenas como humor (duvidoso ou não), mas a pessoa que administra a página Memes Veganos, que tem 78 mil curtidas, resolveu responder às críticas.

Em um dos comentários, a pessoa que administra a Memes Veganos afirmou que, de fato, a página tem um posicionamento político bem definido.

“Que delícia. Que fique bem claro que a página Memes Veganos é de DIREITA, capitalista, anti-comunista e anti-esquerdista. Não gostou? Aqui não é o seu lugar.” – diz o comentário (veja aqui).

Após a declaração, a página recebeu ainda mais críticas e soltou mais um comentário, dessa vez afirmando que os “esquerdistas contaminam a página”.

“Eu tô amando as ‘descurtidas’. Não queremos gente assim aqui. Segunda vez que tenho que fazer isso, porque os esquerdistas contaminam a página. Vou deixar um aviso na página principal. Obrigado a todos! Beijos.” – diz o comentário (veja aqui).

Procuramos a página Memes Veganos para uma possível declaração a respeito da polêmica. Fizemos o contato de forma pública (veja aqui) e fomos prontamente atendidos.

Em nota, a pessoa que administra a Memes Veganos – que preferiu não se identificar –, disse o seguinte:

“O veganismo não tem qualquer relação intrínseca com a esquerda, que tenta roubar qualquer virtude para si no intuito de ser vista como a perfeição universal. O veganismo só será possível a nível mundial se incentivarmos empresas veganas, que hoje já fazem muito mais do que qualquer textão pró-veganismo. Leites, carnes e queijos vegetais estão nos rumando à libertação animal. Enquanto a indústria da carne, padece pela baixa demanda.” – diz a nota.

Respeitamos o direito constitucional da página Memes Veganos de ter um posicionamento político, mas discordamos com a forma como esse posicionamento foi apresentado.

O posicionamento do Vista-se

O veganismo é um posicionamento político, uma forma de se portar na sociedade. Não há como ser ativo no movimento vegano sem se interessar por política no sentido amplo da palavra. Nós também temos nossas predileções no cenário político.

Acreditamos que as pautas da esquerda e os pensamentos progressistas têm muito mais a ver com a ideia do veganismo do que os discursos conservadores da maioria das pessoas que se dizem de direita. No entanto, nos sentimos na obrigação de mostrar quando um político de direita demonstra que está fazendo algo em prol dos animais. Exemplo disso é uma recente matéria sobre o prefeito de São Paulo, João Doria (relembre aqui).

Mas é um fato que a maioria dos latifundiários, pecuaristas e outros exploradores de animais são partidários da direita, são conservadores, não querem ver mudanças.

Mas há ainda outro ponto que deve ser levado em consideração. O capitalismo, sistema que claramente não deu certo – como nenhum outro sistema até o momento –, pode ser usado em algum nível para ajudar os animais. O fato das pessoas poderem escolher comprar e consumir produtos livres de crueldade animal é um ponto positivo. A livre concorrência entre as empresas – mesmo que com foco só no lucro – faz com que a variedade de produtos sem nada de origem animal nas prateleiras cresça a cada ano.

Para nós, o mundo ideal a curto prazo seria aquele onde o governo fizesse seu trabalho para as pessoas que mais precisam, agisse para o social de verdade, e não só no discurso. E que também governasse para uma sociedade livre de crueldade também para os animais, incentivando a produção vegana e taxando a atividade pecuária de forma exemplar. A longo prazo, o ideal seria que as pessoas não precisassem de um governo para que o bem de todos fosse levado em consideração a todo o momento.

É uma discussão e tanto e gostaríamos de saber o que você pensa. Utilize a área de comentários para deixar a sua opinião.

11 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: