- visualizações

Passeios com dromedários no Rio Grande do Norte caem 62,5% e empresa inicia venda dos animais

A exploração para passeios está em vias de acabar.


70 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Desde 2012 falamos aqui no portal Vista-se sobre a exploração de dromedários (animais parentes dos camelos) nas dunas de Genipabu, no Rio Grande do Norte. Promovemos um abaixo-assinado com o intuito de alcançarmos 10 mil assinaturas contra os passeios de dromedários na região. A campanha gerou mais de 55 mil assinaturas (veja aqui).

Em 2015, o assunto foi parar em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados, em Brasília, na qual Fabio Chaves, do portal Vista-se, foi convocado para depor na condição de testemunha (assista aqui). Da CPI, no entanto, nada realmente importante saiu e a atividade com os dromedários seguiu legalizada no Rio Grande do Norte.

Este mês, no entanto, uma matéria da Folha de S. Paulo mostrou que o negócio conduzido pela empresa Dromedunas – que mantém os animais para os passeios – está em vias de acabar (veja aqui). Não por conta de alguma lei ou qualquer outra força do Estado, mas porque os turistas estão se recusando a fazer os passeios.

No auge da popularidade desse tipo de passeio, a Dromedunas chegava a fazer 120 passeios por dia. No último verão, que é a alta temporada do negócio, a média ficou em apenas 45 passeios por dia. Uma queda vertiginosa de 62,5%.

Agências de turismo de Natal, de onde saem os visitantes para Genipabu, têm se recusado a incluir os passeios com dromedários no roteiro. Muito provavelmente porque os próprios turistas têm relatado que não querem tal passeio.

Este ano, a empresa CVC, uma das maiores agências de turismo do país e a maior a atuar na região, mudou o ponto de parada nas dunas e retirou 70% do fluxo de turistas que poderiam se interessar pelos passeios com dromedários.

A empresa Dromedunas já vendeu alguns animais para hotéis fazenda e o fim dos passeios é dado como quase certo. Nos hotéis fazenda, como sugere a própria Dromedunas em seu site oficial, os dromedários serão usados para contemplação e interação com os hóspedes.

A Dromedunas já chegou a ter 20 animais nos passeios, hoje conta com cerca de metade disso.

#casodromedarios

70 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: