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Pela primeira vez, Tony Ramos fala sobre sua participação polêmica na campanha da Friboi


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Ele é ator e garoto-propaganda da empresa que mais mata animais no mundo, a JBS-Friboi.

Não é comum atores comentarem sobre suas participações na publicidade e muito menos defender o produto anunciado fora do estúdio de gravação do comercial. Mas o ator Tony Ramos, garoto-propaganda da marca de carnes Friboi, se defendeu das críticas à campanha em entrevista à Folha de S. Paulo (leia aqui).

Tony afirmou que a campanha que já dura quase um ano na TV e outros grandes meios surgiu por conta de uma matéria do programa “Fantástico”, da Rede Globo.

“Teve uma matéria no ‘Fantástico’ que falava sobre como tem abate clandestino no Brasil. Então, a empresa decidiu ter alguém que topasse falar da carne de forma correta. Eu topei fazer com o maior prazer. Estou falando de proteína, não estou falando de cigarro, de bebida, de remédio. Estou falando de carne.” – disse à Folha.

Ao contrário do que disse o ator, a matéria a qual ele se refere visitou cerca de 280 matadouros municipais e estaduais e constatou condições grotescas. A matéria do “Fantástico”, exibida em março de 2013, não falou de abate de animais em locais clandestinos e sim de matadouros legalizados e afirmou que 30% de toda a carne consumida no Brasil vem de lugares como os exibidos na reportagem (veja aqui).

Ainda na entrevista à Folha, Tony disse que está tranquilo quanto à repercussão da campanha.

“Não estou falando de uma mentira. E, quem não gosta de carne, quem é vegetariano, respeito a ele também, tem todo direito. Agora, eu não! É churrasco toda semana.” – disse.

Em um dos filmes estrelados por ele, no entanto, há sim uma mentira. No início de dezembro, o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu um processo ético para averiguar denúncias sobre um pequeno trecho do filme publicitário da Friboi onde é afirmado por uma nutricionista que a carne é essencial à alimentação da população. A informação é comprovadamente falsa, uma vez que os principais conselhos nutricionais do mundo já admitiram que é plenamente possível não consumir produtos de origem animal e ter uma vida saudável. O CONAR ainda não divulgou se vai condenar a campanha, que pode sair do ar.

Segundo o site da revista Veja (leia aqui), o ator faturou R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) com a campanha. O contrato de Tony Ramos com o matadouro vai até fevereiro de 2014.

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