- visualizações

Pesquisadores italianos apresentam “ovo cozido vegano”, feito apenas com ingredientes vegetais

Pode salvar bilhões de animais.


86 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Quatro alunos da pós-graduação de Ciências e Tecnologia de Alimentos da Universidade de Udine, no nordeste da Itália, apresentaram recentemente um projeto curioso: um “ovo” vegano.

O alimento foi patenteado e, segundo seus inventores, tem sabor e textura idênticos aos dos ovos de galinha. O “ovo” sem nada de origem animal é feito com proteínas vegetais obtidas de farinhas de várias leguminosas, óleos vegetais, gelificante e um sal especial.

Não foi divulgado, mas acreditamos que o gelificante seja ágar-ágar e o sal seja o famoso sal negro, que tem um cheiro bem parecido com o do ovo.

A partir de agora, os pesquisadores pretendem apresentar o produto para empresas que possam se interessar em produzi-lo em larga escala. A ideia não é apenas atender ao público vegano, mas sim colocar o produto em supermercados comuns para atrair a atenção de qualquer pessoa.

Todos os anos, bilhões de galinhas são exploradas e mortas pela indústria dos ovos. Nas granjas, quando o animal nasce macho, é triturado vivo para fabricação de ração ou descartado para morrer, porque não tem nenhum valor comercial. No fim de seu curto ciclo de vida e exploração, as galinhas são enviadas para o abatedouro. Um produto como esse “ovo” vegetal poderia salvar esses animais, se as pessoas escolhessem comprá-lo.

Uma característica bastante interessante do “ovo” vegano é que, como todo alimento de origem vegetal, ele não tem colesterol, ao contrário do ovo de galinha. Ainda assim, é bastante proteico e saudável.

O “ovo” já vem cozido e é um alimento refrigerado. Basta aquecer, cortar e temperar com sal a gosto. Não há previsão de chegada do produto ao mercado.

86 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: