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PETA concede selo ‘cruelty free’ para produtos da Dove, marca que pertence à empresa Unilever

Entenda o caso.


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A Unilever continua testando em animais. Porém, vem demonstrando algum avanço para o fim das práticas de testes em animais, pelo menos para produtos cosméticos.

A ONG norte-americana PETA, uma das mais antigas e respeitadas do mundo, acaba de conceder o selo Cruelty Free (Livre de Crueldade) para a marca Dove, que pertence à Unilever. Confirme isso no site da PETA (veja aqui) e no site da Dove (veja aqui).

O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) e pegou muita gente de surpresa. Antes de tudo, é importante entender que mundialmente os selos Cruelty Free não querem dizer o que dizem. É confuso mesmo.

Quando um produto tem um selo Cruelty Free significa apenas que ele não é testado em animais. Não se trata de todo tipo de crueldade envolvida. O sabonete Dove, por exemplo, é feito com derivados de banha de boi que sobra de frigoríficos, mas vai carregar o selo Cruelty Free da PETA já a partir de 2019.

Segundo a PETA, a Unilever baniu todos os testes em animais não obrigatórios por lei em todos os seus produtos, não só na linha Dove. Preste muita atenção nisso: todos os testes não obrigatórios por lei, eles disseram. Se um país ou mesmo uma cidade obrigar testes em animais para liberar certos produtos, a empresa aparentemente não perderá dinheiro, fará o teste para vender naquela região.

A marca Dove atualmente é vendida na China, país onde os testes em animais para produtos cosméticos ainda são obrigatórios. A PETA parece não ter considerado esse fato importantíssimo antes de certificar a marca Dove como uma marca Cruelty Free.

Gostaríamos de reforçar que os produtos Dove têm ingredientes de origem animal e que, por isso, não são veganos, independentemente de serem ou não testados em animais.

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