- visualizações

Por que não dá certo?


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Bruna Saraiva de Melo
São Paulo, 18 de agosto de 2009

Dizem os teóricos da pedagogia e do desenvolvimento infantil que as crianças com idade até os cinco anos aproximadamente (essa idade varia de teórico para teórico) são egocêntricas, ou seja, acreditam que tudo no universo gira em torno delas, tudo funciona para e por elas.

Isso é uma completa mentira, pois essa não é uma característica das crianças, mas sim de nossa espécie. Nós humanos, somos egocêntricos desde sempre e muitos são até a morte.

A única coisa que de fato nos preocupa é algo que de alguma maneira nos afete, seja privando-nos de nosso bem estar, ameaçando-nos de alguma forma ou causando-nos alguma outra conseqüência que não nos agrade.

Nada se dizia sobre sustentabilidade e preservação da natureza, mas assim que descobriram que o “não cuidar da natureza” afetaria de forma direta a vida do homem na terra, rapidamente pensaram em formas de conscientizar todos para que algo fosse feito a respeito do meio-ambiente, mas cujo foco indireto na verdade é o bem estar do homem.

É uma pena as pessoas resolverem fazer algo só para o seu próprio bem, sem nem ao menos se dar conta disso. Quantas pessoas já ouviram, ou até mesmo disseram:
“como estará a terra daqui a alguns anos para nossos filhos?”
Mas ninguém se pergunta como está a terra para os filhos de muitos animais hoje em dia. Como ficam os bezerros, filhos das vacas leiteiras cujo leite é desviado para nossas bocas de mamíferos adultos?
Ou até mesmo coisas do tipo:
“se não evitarmos destruir a camada de ozônio a vida ficará insuportável para o homem”. E como  ficam os ursos polares, e outros animais que vivem em habitats que necessitam de gelo? Eles sofrem hoje em dia, e muito.
Nada nunca será feito de fato e resolvido enquanto fizermos nos preocupando com nosso próprio umbigo.

Você alimenta animais abandonados por que realmente gosta deles, ou sente-se incomodado por não fazer nada a mais para melhorar o bem estar dos milhares de animais abandonados em sua cidade?
Vamos parar com hipocrisia e tentar evoluir.

Chega de derrubar árvores, não somente por que sem elas ficaremos com o ar poluído e há muito mais erosão e isso causa desabamentos, vamos cuidar delas, pois fazem da natureza algo belo, grandioso, completo e absurdamente contemplável. Vamos fazer pelos animais, que necessitam delas para sobreviver.
Não vamos parar de poluir os rios somente por que dessa forma ficaremos sem água potável, vamos fazer isso principalmente pelos animais aquáticos, que moram lá e dependem completamente de um lugar limpo e agradável para se viver.

Parem de doar roupas para os mais necessitados apenas quando o seu guarda-roupa está lotado, desarrumado e com peças fora de moda. Ajude por vontade, não por status, faça o bem para os outros de verdade não o “falso bem” que na verdade só te beneficia indiretamente.
Às vezes ainda nos considero primatas, só menos peludos, ou pelo menos a maioria de nós.

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: