- visualizações

Porto de Santos: a pedido de Temer e bancada ruralista, navio é liberado e vai para a Turquia

O navio Nada partirá às 00h30 desta madrugada de domingo (4) para segunda-feira (5).


218 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Lamentavelmente, a liminar que impedia o navio chamado NADA de sair do Porto de Santos foi derrubada às 19h50 deste domingo (4). Após pressão intensa de centenas de ativistas no Portão 1 do Porto de Santos, o caso tornou-se assunto para o presidente em exercício.

Michel Temer passou a tarde reunido com o ministro Blairo Maggi, que comanda a pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Blairo é um dos líderes da chamada bancada ruralista no congresso e, no passado, chegou a ganhar o prêmio “motosserra de ouro” da ONG Greenpeace por ser um dos maiores desmatadores de florestas do Brasil. O prêmio, obviamente, foi uma crítica.

Após a reunião entre Temer e Maggi, a ministra Grace Mendonça, da Advocacia Geral da União (AGU) entrou em contato com a desembargadora Diva Prestes Marcondes Malerbi, a mesma que manteve anteriormente a decisão de não deixar o navio zarpar e de que era preciso desembarcar os animais e mandá-los de volta às fazendas de origem.

É claro que não tivemos acesso ao conteúdo da ligação telefônica entre a ministra da AGU e a desembargadora, mas deve ter sido uma conversa tensa, já que Diva assinou uma nova liminar derrubando a anterior, dela própria. No documento publicado na noite deste domingo (4), Diva autoriza a partida imediata do navio NADA com todos os animais já embarcados (leia a liminar).

Fontes muito seguras dão conta de que o navio NADA partirá às 00h30 desta madrugada de domingo (4) para segunda-feira (5), ou seja, em pouco mais de uma hora e meia após a publicação desta matéria.

A decisão de proibir o embarque de animais vivos para serem mortos em outros países em todos os portos do território nacional continua valendo até segunda ordem. A liberação da desembargadora foi específica para o navio NADA.

Os advogados da causa animal continuam empenhados em estudar todo o processo para decidir quais serão os próximos passos, mas o NADA, infelizmente, deve realmente partir para a Turquia.

Em entrevista durante a tarde, o ministro Blairo Maggi deu a entender que embarques do tipo no Porto de Santos talvez não voltem a acontecer para evitar manchar a imagem do país diante dos compradores do gado vivo. “Claro que deixou de ser interessante. Esse tipo de problema é inédito.” – disse o ministro.

Portanto, ainda que os embarques sejam liberados em todo o território nacional nos próximos dias, o Porto de Santos, o mais importante da América Latina, talvez fique livre para sempre deste tipo de negócio.

218 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: