- visualizações

‘Robson’ é o nome de uma nova receita vegana à base de miolo de pão que vem fazendo sucesso

Tão fácil de fazer que causa dúvidas.


30 pessoas agradeceram por este conteúdo.


O estudante de 20 anos Lucca Pietro, da cidade de Campinas, interior de São Paulo, resolveu publicar no Facebook uma receita criada em um momento de necessidade. Sem ter quase nada em casa e sem vontade de sair para comprar, ele decidiu fazer “bifes” de miolo de pão.

O que tinha tudo para ser apenas uma gororoba, criada para matar a fome apenas naquele momento, se transformou na receita mais falada do grupo Ogros Veganos (43 mil membros), do Facebook, na última semana. A primeira publicação sobre a receita – que o inventor batizou de “Robson” – aconteceu na noite do dia 29 de agosto (veja aqui), logo após Lucca fazer seu primeiro “Robson”.

Conversamos com Lucca na noite dessa segunda-feira (7) para entender melhor sobre o que o levou a criar o prato, o porquê do nome e, claro, para conhecer a receita original. Vegano há seis meses, Lucca mora com sua avó e tem que se virar na cozinha quando está com fome. “Estava chovendo, eu não queria sair de casa para ir ao mercado e tudo o que tinha era pão e alguns temperos. Não tinha nada para comer com pão, então eu olhei para o meu pãozinho e falei ‘beleza, hoje eu vou comer pão com pão mesmo’.” – brinca o estudante.

Lucca diz que sabia que ia ficar bom e que confia nas suas habilidades culinárias, mas não esperava que a receita fosse cair no gosto de outros internautas como caiu. Sobre o nome curioso da receita, Lucca explicou o seguinte: “Batizei o prato de Robson por causa de um garoto da faculdade que vivia me criticando pelo fato de eu ser vegano, o nome dele ele é Robson e eu quis me vingar – porque sou desses”. O tal do Robson trancou a matrícula e saiu da faculdade antes de saber da homenagem vingativa, “mas a missão foi cumprida” – diverte-se Lucca.

A aparência com carne de frango é nítida nas fotos e, aparentemente, pode enganar alguns desavisados. “Minha avó comeu acreditando que era filé de frango. Ela gostou e ficou surpresa quando eu disse que era pão.” – conta Lucca. Apesar disso, ele pondera que é apenas um prato gostoso que não tem a intenção de parecer com frango. “Robson não é frango, mas é muito saboroso.” – diz.

Receita – oficial, do inventor – de “Robson”:

Ingredientes

– 2 miolos de pão francês (vegano, claro)
– 5 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de café de curry ou açafrão
– 1 colher de café de páprica picante
– 1 colher de sopa de shoyu

Modo de preparo

Após separar os miolos dos pães, modele com os dedos até ficarem com formato de bife. Em um copo, adicione todos os outros ingredientes e mexa até ficar homogêneo. Cubra os dois lados do miolo com o caldo e frite em uma frigideira antiaderente. Desligue o fogo quando as duas superfícies estiverem douradas.

Rendimento: 1 filé de “Robson”.

Note que não é preciso untar ou adicionar qualquer gordura para fritar. O molho, à base de azeite, já faz o papel do óleo. Sobre o pão francês, é necessário perguntar na padaria os ingredientes antes de comprar. Veja as dicas que já demos aqui no Vista-se para comprar de forma tranquila (veja aqui). Alguns internautas fizeram a receita acrescentando mais molho shoyu, por isso em algumas fotos é possível observar “Robsons” mais escuros.

A internauta Vanessa de Azevedo publicou um vídeo no Facebook explicando como ela fez o Robson. Pode ser útil para se ter uma ideia melhor do preparo que, de tão simples, causa dúvidas (assista aqui).

30 pessoas agradeceram por este conteúdo.

publicidade


Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: