- visualizações

Sangue de boi no café vendido nos supermercados é boato causado por má interpretação de texto

Fake News.


184 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Alguns leitores nos procuraram esta semana sobre um assunto inusitado: as empresas estariam colocando sangue de boi no café em pó para fazer o produto render mais, aumentar o peso e, assim, lucrar mais.

A história não é nova, mas um áudio de um suposto funcionário de uma empresa que fornece sangue para empresas de café acendeu a polêmica nesta semana.

Em 2016, uma especialista em café fez o seguinte comentário durante uma entrevista à Revista Veja: “Café brasileiro de supermercado é sangue de boi” (veja aqui). Ela usou a expressão “Sangue de Boi” em referência à marca do vinho conhecido por ser barato. Em outras palavras, ela quis dizer que o café vendido no Brasil em supermercados é de má qualidade, que o ideal é comprar em casas especializadas em cafés especiais. Na época, a declaração dela gerou um boato sobre sangue e café.

Portanto, há anos já circulam rumores sobre ter sangue de boi misturado ao café em pó, mas nunca nada foi confirmado. Sobre o áudio, também não há nenhuma origem ou comprovação de nada.

O sangue dos bois mortos na indústria realmente é reaproveitado, mas para produção de ração para outros animais, para utilização em indústrias de embutidos de carne e para a fabricação de fertilizantes.

Em nota publicada na Revista Cafeicultura (veja aqui), a Associação Brasileira Da Indústria De Café (ABIC) afirma que sangue no café se trata de boato.

“Recebemos, por meio das redes sociais, um áudio de um suposto carregador de café afirmando que o café moído e embalado a vácuo teria adição de sangue de boi para dar peso e volume. Tais informações são falsas.” – disse a ABIC.

“Salientamos que os cafés certificados pela ABIC são analisados e monitorados periodicamente com a garantia da pureza e qualidade do produto.” – completou a instituição.

Café continua, portanto, sendo um produto naturalmente vegano.

184 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: