- visualizações

Urgente: chuva destrói parte do Santuário das Fadas, no Rio, e animais serão transferidos

Situação no sítio atual ficou inviável.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Os alagamentos e deslizamentos de terra que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro destruíram parte das instalações do Santuário das Fadas. O santuário fica em Itaipava, distrito do município de Petrópolis.

Alguns animais foram retirados dos escombros e, apesar do susto, todos eles estão bem. Mas alguns recintos foram totalmente destruídos e boa parte da propriedade está debaixo d’água. Os animais foram remanejados para locais mais secos dentro do próprio sítio, mas serão transferidos para a fazenda de uma ONG parceira em Teresópolis, na mesma região, ainda esta semana.

Uma barreira de terra caiu bem em frente à entrada do santuário, tornando o local isolado. Conversamos com a médica-veterinária e fundadora do santuário Patricia Fittipaldi na manhã deste domingo (17) para saber como está a situação. A prefeitura disse que vai ajudar a tirar a barreira de terra para que o acesso ao santuário possa ser restabelecido. Mas só.

A situação no Santuário das Fadas já não era boa financeiramente há algum tempo. Agora, segundo Patrícia, ficou completamente inviável. A ideia é que os animais não voltem para lá porque há risco de novos desabamentos e também porque não há mais estrutura básica para abrigá-los.

Patrícia vem tentando vender sua propriedade para comprar uma mais adequada para os animais há meses. Como não há previsão de quando a venda acontecerá, ela pretende fazer um grande financiamento coletivo em breve. A campanha será parecida com a que o santuário Rancho dos Gnomos, de São Paulo, fez.

“Vamos fazer uma grande campanha parecida com a do Rancho. O sítio em que estamos está inviável, tanto que os animais vão ter que sair.” – disse Patrícia.

Se tudo correr bem, os animais serão transferidos da ONG parceira onde estarão no fim desta semana direto para a sede nova, mesmo que todo o processo demore alguns meses.

Enquanto a grande campanha não é montada, Patrícia criou uma campanha emergencial no site Vakinha (doe aqui). Doação direta para a conta no banco Itaú (melhor, porque cai na hora ou no dia seguinte) ou por meio do Pagseguro (cartão de crédito, boleto e transferência on-line de vários bancos) também podem ser realizadas. Os dados estão na lateral direita do site do santuário (acesse aqui).

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: