URGENTE: maior operação da história da Polícia Federal envolve marcas Sadia, Perdigão e Friboi

- visualizações

URGENTE: maior operação da história da Polícia Federal envolve marcas Sadia, Perdigão e Friboi

Executivos da JBS-Friboi foram presos na manhã desta sexta-feira (17).


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


Esta sexta-feira (17) começou com uma notícia que é capa em todos os grandes portais de notícia e pauta principal nos telejornais também. A Polícia Federal (PF) iniciou bem cedo a Operação Carne Fraca, a maior operação já realizada pela PF no país.

Mais de 1.100 policiais foram às ruas para cumprir centenas de mandados de prisão e condução coercitiva em seis estados e também no Distrito Federal. A Operação Carne Fraca é resultado de uma investigação de dois anos onde foi constatada a formação de quadrilha para venda de carnes de forma ilegal.

O esquema de venda de certificados sanitários e lavagem de dinheiro envolvia fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e grandes executivos das maiores empresas pecuárias do país.

Logo pela manhã, executivos da JBS foram presos. Além da famosa marca Friboi, a JBS tem também a Seara, outra marca presente em todos os municípios do país. A operação cumpre mandado também contra funcionários de alto escalão da BRF, que controla as marcas Sadia e Perdigão.

Os fiscais do MAPA recebiam propina das grandes empresas para liberar mercadorias sem qualquer tipo de fiscalização. Carne moída com papelão misturado e carnes vencidas são apenas algumas das acusações contra as empresas.

Abandono das redes sociais

Até o fechamento desta matéria, os sites das empresas citadas estavam fora do ar. Estranhamente, a empresa JBS parece ter abandonado as redes sociais há bastante tempo. As páginas oficiais das marcas Friboi (confira aqui) e Seara (confira aqui) no Facebook não têm atualização desde dezembro de 2015 e dezembro de 2016, respectivamente. Seria uma dica de que a empresa está a ponto de quebrar?

O nome da operação da Polícia Federal

O nome escolhido para a operação, Operação Carne Fraca, remete diretamente ao documentário A Carne É Fraca (2004), do Instituto Nina Rosa, que alerta a população sobre os problemas do consumo de carne e de outros produtos de origem animal (assista aqui).

Reiteramos: essa é a maior operação já realizada pela Polícia Federal no país. Não é a maior nesse setor, é a maior de todas. Voltaremos com mais informações a qualquer momento.

Abaixo, reportagem do telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, sobre o caso.

Assista ao vídeo | YouTube


Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade:

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.