- visualizações

Vírus agressivo que já matou 9 e infectou pelo menos 400 tem a ver com consumo de animais

Entenda o caso.


225 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Como quase todo vírus que surge, o 2019-nCoV surgiu por conta do consumo de animais. Esse nome estranho é de uma nova cepa de coronavírus que vem preocupando a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pessoa infectada sente forte dificuldade de respirar, febre e tosse. É um tipo de pneumonia transmitida de pessoa para pessoa que já levou 9 pessoas à morte na China, onde surgiu. Pelo menos 400 casos já foram diagnosticados por lá neste começo de ano.

Nesta quarta-feira (22), o primeiro caso foi confirmado nos Estados Unidos. Tailândia, Japão e Coreia do Sul também já têm um caso confirmado cada. Todos os infectados viajaram para a China recentemente.

As autoridades consideram que o vírus 2019-nCoV surgiu no mercado de frutos do mar na cidade chinesa de Wuhan, onde foram registrados os primeiros casos. Além dos animais marinhos comercializados para consumo no mercado público de Wuhan, o local também tem comércio de outros animais vivos que estão sendo apontados como prováveis fontes: morcegos, galinhas, cobras e coelhos.

Wuhan tem 11 milhões de habitantes, é quase tão populosa quanto São Paulo. As autoridades locais estão pedindo para que as pessoas evitem aglomeração para evitar que o vírus se espalhe. Mas é praticamente impossível não haver aglomeração de pessoas em uma metrópole.

Haverá ainda nesta quarta-feira (22) uma reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça, sobre o assunto. A instituição poderá decretar “emergência de saúde pública de interesse internacional” a partir das conclusões da reunião.

Abaixo, uma reportagem da Rede Globo que foi ao ar na manhã desta quarta-feira (22) para todo país sobre o novo vírus:

225 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: