- visualizações

Doença misteriosa possivelmente ligada ao consumo de peixes já matou 2 pessoas no Brasil

A nova doença deixa a urina preta e causa extrema dor.


3 pessoas agradeceram por este conteúdo.


[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouvir / Parar”]


Uma doença ainda sem nome foi destaque no site do programa Bem Estar (veja aqui), da Rede Globo, como algo que tem preocupado autoridades e especialistas. Já foram registrados 52 casos da doença que está sendo chamada informalmente de “Doença da Urina Preta”.

O mal ataca os músculos e causa extrema dor, segundo descrição dos pacientes. Outro sintoma como a todos os que procuraram o sistema de saúde é o fato da urina ficar com coloração bastante escura, quase preta. Segundo os médicos que estão lidando com o caso, o pigmento presente na urina das pessoas, que a deixa escura, vem de células musculares que morreram. A substância é tóxica para os rins e tem causado também, justamente por esse motivo, insuficiência renal.

Uma das principais hipóteses trabalhadas pelos especialistas é que essa nova doença seja causada pela ingestão da carne de peixes, crustáceos e outros frutos do mar. Todos os 52 casos registrados até agora da “Doença da Urina Preta” são da Bahia. Um paciente é da cidade de Vera Cruz, outro é do município de Lauro de Freitas. Os outros 50 casos são da capital, Salvador, onde a concentração demográfica é muito maior.

Como não há ainda uma confirmação do que causa a doença e nem informações suficientes para um tratamento de forma mais eficaz, os pacientes estão recebendo apenas analgésicos e soro. Amostras de sangue, fezes e urina dos pacientes foram enviadas para análise em São Paulo, Rio de Janeiro e até para laboratórios dos Estados Unidos.

3 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: