- visualizações

ABC Ativista 3 – A Informação como patrimônio público – parte 1


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


Uma coisa que todo ativista sabe é que a informação é a principal arma para promover uma mudança positiva. Por isso, saber como e onde transmitir esta informação é fundamental.

Em geral, as ONGs como Mercy for Animals, PETA e Vegan Outreach possuem uma grande variedade de livretos e materiais educativos e expõem onde for possível. E como estamos falando de conhecimento, dois dos principais lugares onde dirigem esforços são bibliotecas e escolas.

Nas bibliotecas e centros comunitários eles montam stands informativos sobre a produção de ingredientes derivados de animais com cartazes, posters, folhetos e outros materiais que levam os leitores a uma reflexão. Estudantes e usuários das bibliotecas terão a oportunidade de ter contato sobre os benefícios de uma dieta 100% vegetal, como a promoção de saúde, os impactos no meio ambiente causados pela produção de ingredientes de origem animal e as questões de crueldades contra os animais.  A Mercy for Animals por exemplo, inclusive disponibiliza todo o material que eles usam nesse tipo de campanha para download (em inglês): http://www.mercyforanimals.org/library-outreach.aspx

Além disso, quando conseguem um local para exibição, eles aproveitam para doar livros e vídeos sobre essas questões, possibilitando aos usuários acesso permanente a essas informações.

Algumas dicas para você fazer o mesmo e ser bem sucedido:

1 – Contate sua biblioteca local e peça para conversar com um bibliotecário ou gerente e pergunte sobre locais para exibição de material educativo. Seja o mais profissional, polido e entusiasta quanto possível quando explicar sobre o tipo de exibição que você quer fazer. Explique que você quer montar um stand que informa sobre as questões de saúde, ambientais e éticas de uma dieta baseada em vegetais. Algumas vezes eles o colocarão em uma lista de espera, se for o caso, aproveite para encontrar um local onde você possa colocar seu material de exibição antes. Combine um dia e local para a montagem da exibição.

2 – Verifique as dimensões exata do local pois ela varia de acordo com a biblioteca. Com as dimensões, o local e o tipo de biblioteca você poderá planejar melhor a sua exibição. Algumas perguntas que você poderá fazer ao bibliotecário: A exibição será em um armário de vidro, prateleira ou mesa? Quais são as dimensões do espaço? Há algum lugar para deixar materiais de apoio para os usuários levarem?

3 – Crie seus próprios posters ou baixe alguns de sites como do Mercy for Animals (será necessário traduzi-los). Várias gráficas expressas só necessitam de arquivos no formato PDF para imprimir seus posters.

4 – Monte seu stand e verifique se os posters estão visíveis e que o material de apoio está disponível. Incentive seu bibliotecário a expor livros relacionados ao assunto. Procure ter junto da exposição livros de culinária vegetariana e sobre direitos animais.

5 – Tire fotos do evento e publique para inspirar outras pessoas.

6 – Visite seu stand frequentemente para repor o material de apoio e fazer as adequações que achar necessário, ao final do período de exibição, retire seu material de maneira organizada e limpe o espaço utilizado.

7 – Envie um cartão de agradecimentos! Agradeça sua biblioteca local por possibilitar uma exposição tão importante. Verificando interesse, poderão estar abertos a novas exibições no futuro, portanto procure ser atencioso, polido e agradável quanto possível quando lidar com seu bibliotecário.

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: