- visualizações

Ativistas se arriscam e fazem de tudo para salvar uma vaca da lama da Vale, mas não conseguem

Infelizmente, não foi possível salvá-la.


328 pessoas agradeceram por este conteúdo.


A tragédia do rompimento de uma barragem de rejeitos de minérios em Brumadinho, Minas Gerais, continua mobilizando milhares de pessoas. Desde sexta-feira (25), ativistas tentaram de todas as formas possíveis salvar uma vaca que estava viva, porém cercada de lama por todos os lados.

O voluntários pertencem a três ONGs: Ecoação, Anjos do Asfalto e Instituto Luisa Mell. O trabalho de salvamento da vaca se intensificou no domingo (27), mas no final da manhã os ativistas foram retirados do local por conta do risco de rompimento de uma nova barragem. À tarde, quando o risco baixou, eles voltaram e recomeçaram os esforços.

A Vale, ao invés de ajudar, tentou instalar tapumes para isolar o local e esconder o que estava acontecendo. O corajoso grupo de ativistas retirou o material e usou os tapumes de madeira para fazer uma passarela para chegar à vaca. “A Vale estava colocando tapume. Só faltou aplicar um adesivo de praia para esconder o estrago que fez. Mas foi uma revolta geral. As pessoas gritavam e diziam que a polícia não podia impedir. Acabaram usando os tapumes para chegar até a vaca.” – disse uma ativista.

Percebendo que não poderiam impedir os ativistas de tentar retirar a vaca, apesar de todos os riscos, bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha se uniram ao grupo para tentar salvar a vida da vaca.

O Corpo de Bombeiros afirmou que não seria possível içar um animal desse porte com helicóptero. A vaca estava muito debilitada e apenas com cordas também estava impossível o salvamento. Para abreviar o sofrimento do animal, que já estava ali agonizando há dias, a eutanásia foi feita com uma injeção de medicamentos.

A vaca morreu sob o olhar de cerca de trinta pessoas que fizeram de tudo por ela, mas não tiveram sucesso.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está cobrando formalmente a Vale para que a empresa ajude no salvamento dos animais que ainda têm chance e que garanta mantimentos para aqueles que forem retirados. Os ativistas dizem que a empresa só faz reuniões, mas não age.

328 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: