- visualizações

Atletas usam alimentação vegana para melhorar seu desempenho


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Adotar uma forma ética de se alimentar pode garantir melhores resultados também no esporte

Embora ainda existam pessoas que duvidem que um atleta de alta performance possa se alimentar apenas com produtos de origem vegetal, alguns dos melhores esportistas do mundo demonstram que, além de possível, uma alimentação vegana pode ser um trunfo nas competições.

Segundo uma matéria gerada pela agência de notícias Reuters e publicada em grandes jornais como a Folha de S. Paulo, uma alimentação vegana tende a melhorar o desempenho esportivo. O ex-triatleta canadense Brendan Brazier havia tentado dietas diversas mas, quando tentou uma alimentação vegana, descobriu que era ela que possibilitava que ele tivesse os melhores resultados. Ele ficou tão convencido que já escreveu três livros sobre o assunto.

O ultramaratonista Scott Jurek, considerado por muitos como o melhor atleta de seu segmento, é um antigo precursor do veganismo no esporte (veja aqui). Jurek é autor do livro “Eat And Run” (Comer e Correr), onde mostra como uma alimentação livre de carnes, ovos, laticínios e qualquer outro ingrediente de origem animal o ajudou em busca de seus melhores resultados.

Para a nutricionista especializada em dietas vegetarianas Sharon Palmer, uma alimentação baseada em vegetais ajuda na recuperação das lesões ocasionadas pelos treinamentos: “A maioria dos compostos anti-inflamatórios é encontrada nos vegetais. Faz sentido que isso ajude a evitar a inflamação relacionada ao treinamento”, diz.

No Brasil, temos um excelente exemplo de atleta vegano. O catarinense Daniel Meyer (www.vista-se.com.br/daniel) é um triatleta ironman e ultramaratonista vegano e coleciona bons resultados. Esta semana, Daniel foi o 1º brasileiro a cruzar a linha de chegada no duríssimo triathlon Experience 100k (1km/78km/21km), realizado na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. Daniel chegou no 3º lugar geral e levou o nome da equipe independente Força Vegana para o pódio. Meyer representa vários corredores veganos brasileiros que correm com a camiseta da Força Vegana (Facebook) em várias competições, divulgando o veganismo no meio esportivo brasileiro.

Depois de mais este feito, Daniel declarou: “Tudo que tento mostrar às pessoas com o meu trabalho é que não precisamos de nenhum alimento de origem animal para nos mantermos saudáveis. Sendo, portanto, completamente desnecessário confinar, torturar e sacrificar animais para o consumo humano. Prefiro contemplar os animais vivos do que apreciá-los mortos em pedaços no meu prato.”

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: