- visualizações

#CasoDromedarios: CPI colhe depoimentos para relatório que sairá em breve – assista ao vídeo

Veja como foi a audiência.


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


Foi realizada na última quinta-feira (10) uma audiência pública sobre o caso dos dromedários explorados para o turismo no Rio Grande do Norte. A audiência foi convocada pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) que trata de denúncias sobre maus-tratos aos animais. Iniciada por volta das 10 horas da manhã, a tomada de depoimentos foi realizada no Plenário 4, Anexo II da Câmara dos Deputados.

A campanha pelo fim da utilização de dromedários no turismo potiguar foi iniciada no final de 2012 por Fabio Chaves, fundador do Vista-se. O infoativista foi um dos convocados para prestar seu depoimento, que você confere no vídeo abaixo. É possível assistir a toda a audiência e conferir todos os depoimentos na íntegra pelo site da Câmara dos Deputados (assista aqui).

A Rádio Câmara preparou uma matéria em áudio e em texto resumindo a audiência e colocando alguns pontos principais dos depoimentos (ouça ou leia aqui).

Para firmar tudo que já foi publicado a respeito desse caso, Fabio Chaves confirmou números da petição online (assine aqui) e apresentou um vídeo (assista aqui) feito por um casal de turistas que se revoltou com o tratamento dado aos animais nas areias de Genipabu, região de Natal, Rio Grande do Norte.

Após assistir ao vídeo, o relator da CPI, deputado federal Ricardo Tripoli, considerou que há no material provas de maus-tratos. “O vídeo fala por si, não precisa nem imaginar se tem maus-tratos.” – afirmou Tripoli.

Representando a Dromedunas, empresa que explora os dromedários para o turismo, a empresária Cleide Batista fez uma apresentação na CPI que mais se pareceu com uma propaganda, intitulada por ela como “case de sucesso”. Ela chegou a colocar entradas gratuitas para o passeio em questão em cima da mesa para que todos os presentes pudessem conhecer a atração turística e passear nos dromedários. A empresária foi advertida em seguida que, para garantir a idoneidade da acareação, nenhum membro da CPI poderia aceitar o convite.

A audiência deve gerar um relatório, redigido por Tripoli, que passará por votação entre os deputados que compõem a CPI. Se aprovado, o texto poderá dar início a uma investigação realizada pelo Ministério Público ou mesmo pela Polícia Federal.

No entanto, alguns dos deputados presentes não demonstraram ter encontrado irregularidades no uso dos dromedários. O deputado federal Herculano Passos, da Comissão de Turismo (CTUR), foi além e se colocou a favor do uso de animais para o esporte e para o trabalho. Herculano disse ainda que tem cavalos e finalizou sua fala dando os parabéns à empresa Dromedunas pelo trabalho realizado em prol do turismo no nordeste.

Traremos novas notícias sobre esse caso assim que o relatório foi colocado em votação na CPI. Tudo que já foi publicado no Vista-se sobre esse caso pode ser encontrado pela busca #CasoDromedarios.

Assista ao depoimento de Fabio Chaves (Youtube) | Assistir à audiência completa (Câmara)

 

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: