Estudo do Instituto do Coração de São Paulo com vegetarianos repercute internacionalmente

- visualizações

Estudo do Instituto do Coração de São Paulo com vegetarianos repercute internacionalmente

Um estudo compatível com a realidade brasileira.


5 pessoas agradeceram por este conteúdo.


O Instituto do Coração de São Paulo (InCor), ligado à Universidade de São Paulo (USP), iniciou um acompanhamento com 88 homens em setembro de 2013. O objetivo era descobrir se a alimentação vegetariana oferece proteção contra doenças do coração.

Na ocasião, anunciamos aqui no Vista-se sobre o projeto e pedimos para que alguns leitores fossem voluntários (relembre aqui).

Felizmente, muitos dos nossos leitores aderiram ao estudo. “Conseguimos muitos voluntários para participar da pesquisa pela divulgação no Vista-se.” – disse Luiza Antoniazzi, nutricionista e uma das responsáveis pelo estudo. A pesquisa envolveu 44 homens vegetarianos e 44 homens não vegetarianos. Todos na faixa dos 35 anos de idade e aparentemente saudáveis.

Os resultados do Projeto CARVOS, como foi batizado o trabalho, foram publicados recentemente em um respeitado periódico médico, o International Journal of Cardiology (veja aqui, em inglês), e indexado pelo PubMed (veja aqui, em inglês).

O Projeto CARVOS foi coordenado pelo médico cardiologista Dr. Julio Cesar Acosta-Navarro e pela nutricionista Luiza Antoniazzi.

Segundo Luiza contou ao Vista-se, os resultados mostraram que a alimentação vegetariana, de fato, protege o coração.

“Os vegetarianos apresentaram menores índices de aterosclerose subclínica, ou seja, ser vegetariano já fez com que um indivíduo saudável tivesse menos indicadores do que seria um desenvolvimento precoce de aterosclerose antes que isso possa ser identificado por uma placa na artéria, por exemplo.” – disse.

Aos interessados da área da saúde, estão abaixo os contatos dos responsáveis pela pesquisa. A divulgação foi autorizada por eles.

Dr. Julio Cesar Acosta-Navarro
Médico cardiologista
jnavarro_2@hotmail.com

Luiza Antoniazzi
Nutricionista
luiza.antoniazzi@hotmail.com


Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade:

5 pessoas agradeceram por este conteúdo.