- visualizações

Folha de S. Paulo estreia coluna dedicada ao vegetarianismo

Mais um importante espaço para dar voz aos animais.


4 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Três meses após o surgimento da primeira coluna do gênero em um grande veículo brasileiro, no portal de notícias da Rede Record (veja aqui), estreou no site da Folha de S. Paulo no início de julho a coluna Veg, do jornalista Yuri Gonzaga.

O surgimento da coluna Veg confirma que o tema é pertinente e que cada vez mais ganha espaço na mídia brasileira, reflexo do interesse do público. Na Folha, o jornalista Yuri Gonzaga é quem comanda as linhas verdes. Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, Yuri tem 24 anos de idade, 6 de profissão e é apaixonado por ciclismo, além de ser leitor antigo do Vista-se.

Conversamos com ele para entender melhor como será conduzido este importante espaço dado ao vegetarianismo no Brasil. Entre outras coisas, Yuri revelou que o Vista-se faz parte de suas influências para pautas na Folha. Confira abaixo como foi a entrevista.

Yuri, seu perfil na Folha diz que você é vegetariano estrito desde 2011. Você se considera vegano? Se não, por quê?
Não me considero vegano primeiramente porque consumo mel e própolis – evito ao máximo tomar remédio, e a própolis tem um efeito especialmente potente, na minha experiência.

Como foi a ideia de criar a coluna Veg na Folha? Quem sugeriu? Quem autorizou?
A direção do site verificou que havia uma demanda, tanto quando o jornal publicou algo relacionado a vegetarianismo (ao exemplo da experiência vegana do colunista gastronômico Josimar Melo, sobre a qual escrevi um texto de resposta à época) quanto observando a proliferação de blogs e sites para esse público. Como a direção sabia que sou vegetariano, tanto por conversas internas quanto por causa do texto que mencionei, sugeriu que começasse o blog.

A coluna sairá também na versão impressa do jornal?
Depende. Quando houver interesse de alguma das editorias do jornal sobre algum texto específico que tenha publicado no blog, isso pode acontecer. Talvez mais para a frente.

Você pretende abordar temas relacionados aos Direitos Animais em seus textos ou apenas falará sobre o aspecto dietético?
Direitos dos animais também são um dos assuntos, como não poderia deixar de ser. Acho que o veganismo é uma escolha quase inevitável para quem se importa com os muitos diferentes aspectos relacionados à dieta.

Há quanto tempo você é repórter da Folha?
Há três anos.

Sobre quais assuntos você escreve?
Escrevo sobre tecnologia, mas já colaborei com textos para o suplemento “Comida”, para “Mercado”, “Cotidiano” e “Poder”, mas em raras oportunidades. Também edito esporadicamente o caderno “Corrida”, cuja ideia é resumir o dia em cinco minutos, uma espécie de contracapa do jornal.

Há outros jornalistas vegetarianos estritos ou veganos na Folha?
Sim, inclusive sobre alguns fiquei sabendo só depois de estrear o blog.

Informalmente, você comentou que acompanha o Vista-se. Há quanto tempo você conhece o site? Já o utilizou como fonte para alguma matéria na Folha? Se sim, qual?
Conheço, que me lembre, desde 2009. Leio com regularidade, então é uma das fontes permanentes para o próprio Veg, seja para novidades, seja para referência para textos com maior profundidade. Não lembro de um tema específico sobre o qual tenha feito consulta, porém.

A coluna Veg tem dia da semana para ser atualizada ou é no momento em que você achar melhor?
É quando vejo que há um assunto com apelo suficiente não só para os vegetarianos ou veganos, mas para qualquer pessoa. Gostaria de atualizá-lo com frequência muito maior, mas o tempo é curto. Na página do Facebook do Veg posto outras reportagens do site da Folha que digam respeito ao vegetariano.

O endereço da coluna de Yuri na Folha de S. Paulo é http://veg.blogfolha.uol.com.br.

4 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: