IBOPE: número de vegetarianos no Brasil quase dobra em 6 anos e chega a 29 milhões de pessoas

- visualizações

IBOPE: número de vegetarianos no Brasil quase dobra em 6 anos e chega a 29 milhões de pessoas

Estudo também revelou interesse da população em geral em produtos veganos.


351 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Pesquisa inédita mostra salto histórico no número de brasileiros que se declaram vegetarianos. O estudo foi realizado em abril de 2018 e divulgado neste domingo (20) pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira (leia o comunicado).

Em 2011, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) fez sua primeira pesquisa sobre o número de vegetarianos no país. Na ocasião, os resultados do estudo mostraram que 9% da população se declarava vegetariana. Na época, essa porcentagem representava cerca de 17,5 milhões de brasileiros (relembre aqui).

Em 2012, houve uma pequena queda. O IBOPE constatou que 8% da população se declarava vegetariana, cerca de 15,2 milhões de pessoas, na época (relembre aqui).

Em 2018, uma nova pesquisa do IBOPE trouxe uma grata surpresa a todos aqueles que trabalham pela divulgação do vegetarianismo. Cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos atualmente. Considerando a estimativa oficial do IBGE sobre o total da população brasileira (confira aqui), são cerca de 29,2 milhões de vegetarianos.

Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, esse percentual sobe para 16%.

Além de perguntar se os entrevistados se consideravam vegetarianos, o IBOPE levantou também outros dados muito interessantes.

Segundo o estudo, 55% dos entrevistados consumiriam mais produtos veganos (sem nada de origem animal) se houvesse uma melhor sinalização nas embalagens. Se os produtos veganos tivessem o mesmo preço dos produtos de origem animal que eles estão acostumados a consumir, 60% dos entrevistados daria preferência a eles na hora da decisão de compra.

Nas capitais, o percentual de entrevistados que daria preferência aos produtos veganos se eles tivessem o mesmo preço dos não veganos chegou a 65%.

A pesquisa foi encomendada pela SVB e realizada inteiramente pelo IBOPE.

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores do IBOPE Inteligência em 142 municípios. O estudo foi realizado nas capitais, periferias e interiores das regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste do país.

O universo amostral incluiu representantes de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, com 16 anos ou mais. A margem de erro desta amostra com respeito a população brasileira em geral é estimada em 2 pontos percentuais, com um nível de confiança estatística de 95%.



351 pessoas agradeceram por este conteúdo.

publicidade


Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: