- visualizações

O Homem no Centro do Universo


2 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Texto de Moésio Rebouças

“O principal do meio ambiente não é o mangue, é o ser humano”

A frase acima é do presidente da comissão do meio ambiente da ordem dos advogados do brasil (oab) de são paulo, carlos sanseverino, também membro do consema (conselho estadual de meio ambiente). Ela foi dita no jornal “a tribuna” de santos de hoje (19),  dentro do contexto das discussões sobre a expansão do porto de santos, do nefasto projeto barnabé-bagres (que será o maior complexo portuário da américa latina), e que destruirá uma imensa área de maguezal na baixada santista, entre outras coisas.

Nem vou adentrar muito no assunto, não tenho estômago nem paciência para “homens médios”, mas essa passagem resume a arrogância antropocêntrica que ainda vemos na sociedade, destes que se acham “o tal” (os tais especialistas, corpo técnico), que acham que somos o centro do universo, que a natureza, a diversidade da vida é uma propriedade, um negócio, que devemos nos sobrepor a ela, que ela existe para nos servir…

em resumo, continuamos não entendendo nada de natureza, de diversidade da vida. que venha o caos! o caos da natureza, pois “dos homens”, dessa sociedade civilizada marcada e remarcada pela insensibilidade, covardia e o senso comum, não dá para esperar muita coisa, não.

Ah, e imaginar que este “traste” defende o meio ambiente neste conselho. fala sério! esse merece um raio no meio da cabeça.

Enviado pelo leitor Volmer.

2 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: