- visualizações

Proposta para proibir testes em animais para produtos cosméticos em todo Brasil avança no Congresso Nacional

Um passo importantíssimo dado na caminhada.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Na última quinta-feira (24), lançamos um pedido aqui no Vista-se para que nossos leitores enviassem e-mails aos líderes de partido para que eles votassem a favor da colocação do PL 6602/2013 (íntegra) em votação. O resultado deste e de outros esforços foi positivo, acompanhe nas próximas linhas.

Este Projeto de Lei, de autoria do Deputado Federal Ricardo Izar Jr., propõe que não seja mais permitido no Brasil o uso de animais para desenvolvimento de produtos cosméticos. Toda a  União Europeia, Índia e Israel já têm esta lei. Se aprovada, esta proposta colocará o Brasil no topo da lista dos países com legislação mais avançada sobre o assunto.

Conversamos com o autor do Projeto de Lei na noite de terça-feira (29) por telefone, logo após a notícia de que o projeto foi pautado e será votado nas próximas semanas. Segundo Izar, os líderes de partido e o presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Henrique Alves, receberam mais de dois mil e-mails nos últimos dias pedindo que este PL entrasse em pauta para votação.

Além da interação dos eleitores por e-mail, outras pressões foram decisivas neste caso, onde o presidente da Câmara dos Deputados se mostrou favorável à votação do pleito. A ONG “Cruelty Free International”, especializada na questão dos testes em animais, levou um carrinho carregado com mais de 188 mil assinaturas impressas pedindo o fim dos testes em animais para produtos cosméticos no Brasil.

Muitas pessoas e ONGs estão engajadas nisso e o resultado foi muito positivo: por unanimidade e em regime de urgência, foi aprovada a entrada do PL para votação em plenário. Isso significa que a qualquer momento a proposta será votada na Câmara dos Deputados, provavelmente na próxima semana. Se aprovada, ela segue para o Senado. Ainda não é a vitória da guerra, mas esta batalha precisava ser vencida para que o assunto ande no legislativo.

Gostaríamos de parabenizar o Deputado Federal Ricardo Izar Jr. pelo empenho demonstrado na causa animal, inclusive quando está fora dos holofotes. O Vista-se vai continuar firme nas informações sobre esta proposta que pode ser um marco na defesa dos animais no Brasil. A qualquer momento podemos solicitar novamente que sejam enviados e-mails a determinadas pessoas. Acredite, isso faz diferença. Fique ligada(o).

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: