- visualizações

São Roque-SP: Seminário sobre Políticas Públicas, Direitos e Defesa dos Animais aborda diversos assuntos


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Uma manhã dedicada às discussões sobre os Direitos dos Animais

O I Seminário sobre Políticas Públicas, Direitos e Defesa dos Animais de São Roque-SP aconteceu no último sábado (20) e contou a presença do deputado federal Ricardo Izar Jr., que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais (FPDDA) no Congresso Nacional, do prefeito municipal Daniel de Oliveira Costa e do vereador Guto Issa, organizador do evento. Além destes, representantes de ONGs e grupos de proteção aos animais também marcaram presença, bem como diversos outros vereadores da cidade e de municípios vizinhos. São Roque é um município de São Paulo que tem cerca de 79 mil habitantes e fica 62 km distante da capital.

Por volta das 10h20 deu-se início ao evento, que contou com cerca de 70 pessoas na plateia da Câmara Municipal. Não demorou muito para o veganismo entrar na pauta, com a fala de Fabio Chaves, fundador e infoativista do ViSta-se. Os membros da mesa e todos os presentes na plateia foram lembrados de que não podemos falar em Direitos Animais sem lembrar daqueles que sofrem nos matadouros, nas granjas e nas fazendas de leite.

Foi apresentada também a sugestão de incluir no plano de governo do município a merenda escolar vegana, a fim de proporcionar às crianças de São Roque o primeiro contato com o termo e com uma alimentação livre de ingredientes de origem animal. O vereador Guto Issa se mostrou interessado em escrever um Projeto de Lei neste sentido e o prefeito Daniel Costa, que tem ainda apenas três meses de mandato, demonstrou interesse e aprovação no tema.

O Projeto de Lei federal 5199/2013, que obriga os fabricantes de produtos alimentícios a colocarem no rótulo a informação de que há ingredientes de origem animal também foi apresentado e bem recebido. Acesse www.pl5199.com.br, saiba mais sobre a proposta e demonstre seu apoio.

A questão dos animais abandonados, como era de se esperar, foi o ponto central da reunião. ONGs locais reivindicaram maior participação da prefeitura nas ações de controle de natalidade e de resgate de cães e gatos. Os representantes locais se comprometeram a atuar com firmeza neste assunto. Uma das representantes das ONGs locais disse ao prefeito que as ONGs não conseguem divulgar os animais que estão hoje no CCZ da cidade porque não há autorização para isso. Na hora, o prefeito disse “autorização concedida” e falou também que não vê problema nenhum em as ativistas terem acesso para fotografar e ajudar na adoção dos animais.

São Roque tem uma festa do peão de boiadeiro com rodeios e este foi outro ponto abordado. O prefeito, apesar de demonstrar ser contra o uso de animais nos rodeios, alegou que será complicado terminar com o rodeio da cidade por conta da tradição do evento no município. Prontamente, o deputado Ricardo Izar Jr. listou várias cidades que deixaram de utilizar animais nas festas de peão. Segundo Izar, estas cidades mantiveram os shows e todas as atrações que este tipo de festa interiorana tem, menos o rodeio. Em nenhuma das cidades houve menos público por conta disso. Com isso, o deputado sugeriu publicamente ao prefeito que repense sobre o caso e que apoie qualquer projeto de lei que venha da câmara dos vereadores para acabar com as práticas de rodeio na cidade.

O evento terminou por volta das 13 horas. São Paulo, Campinas e Sorocaba são as próximas cidades onde acontecerá este evento. Fique de olho aqui no ViSta-se para saber quando e onde. A participação da população é a única alternativa para ajudar os animais que dependem do poder público para não serem explorados. Compareça.

Quer ajudar a manter o ViSta-se? Saiba mais sobre o Clube do ViSta-se.
Como funciona | Todos os benefícios | Quero o cartão | Quero colocar minha empresa

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: