- visualizações

Bahia: jumentos morrem de fome na fila de frigorífico que exporta sua carne para a China

Completo descaso.


76 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Um escândalo envolvendo maus-tratos aos animais está acontecendo na cidade de Itapetinga, a 460 km de Salvador, na Bahia. Jumentos estão morrendo de fome em uma fazenda arrendada para uma empresa chinesa. Há fêmeas prenhas e filhotes entre as vítimas.

Os jumentos são animais historicamente explorados para tração, principalmente na região nordeste do país. Com o passar dos anos, conforme a população foi conseguindo comprar caminhonetes e motos, o uso do jumento ficou cada vez menor.

Mas, infelizmente, a consciência pela vida dos animais não veio junto com os veículos automotores e os jumentos foram se multiplicando sem nenhum controle, abandonados, e causando transtornos em estradas e cidades.

Há alguns anos, o debate sobre o que fazer com esses animais levou a administração pública a autorizar o abate deles para exportação para a China e, lá, consumo humano. A então senadora Kátia Abreu (PDT), atualmente candidata à vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT), foi uma das principais incentivadoras da prática, visitando a China consumindo a carne desses animais por lá, inclusive (relembre aqui).

Milhares de jumentos foram recolhidos em diversas cidades do nordeste e transportados para a Fazenda Barra da Nega, no município de Itapetinga, sudoeste baiano. A maioria dos animais chegou lá de forma clandestina, sem documentos necessários para transporte de animais.

Parte da fazenda foi alugada para a empresa chinesa Cuifeng Lin, que é legalmente a dona dos animais. O frigorífico responsável pelo abate dos jumentos chama-se Frigorífico Sudoeste e fica próximo à fazenda.

Embora o frigorífico mate centenas de animais por dia, a quantidade que chega é muito maior e os animais vão se acumulando na fazenda alugada. Ativistas locais chamaram a polícia após encontrarem animais agonizando ou mortos por inanição e ausência de tratamento veterinário.

O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (veja aqui) e, segundo a imprensa local, a prefeitura de Itapetinga já multou a empresa chinesa e enviou agentes para amenizar a situação dos animais.

O vídeo abaixo, divulgado pelo jornal Correio 24 Horas, mostra a situação na fazenda.

Assista ao vídeo | YouTube

76 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: