- visualizações

Há 9 anos, filme ‘Contágio’ previu pandemia causada pela criação e consumo de animais

Para os cientistas, realmente não é uma grande surpresa.


162 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Com Matt Damon, Kate Winslet e um grande elenco, Contágio, de 2011, é um filme norte-americano de ficção científica sobre pandemia que vem ganhando destaque nos últimos dias.

Contágio aparece no topo das listas dos sites de download de torrents, da lista de mais alugados do iTunes, e também figura entre os filmes mais buscados no Google nas últimas semanas.

Tudo isso porque ele tem semelhanças absurdas com o que está acontecendo atualmente no mundo. Há 10 anos, os produtores do longa se reuniram com cientistas para elaborar um roteiro de uma pandemia que fosse plausível, e não algo relacionado a alienígenas ou casos sobrenaturais.

O resultado foi um filme realista (embora seja fictício) que mostra o avanço de uma pandemia iniciada na China por conta do consumo de animais.

No filme, o vírus sai de um morcego que come uma fruta dentro de uma fazenda de criação de porcos. O porco se contamina com o vírus que antes era inofensivo no morcego, o porco é abatido e preparado em um restaurante de alto padrão. Nesse restaurante está uma personagem norte-americana em viagem de trabalho à China. A cena completa está no vídeo abaixo e é impressionantemente parecida com o que aconteceu na atual pandemia.

A teoria mais aceita é que o novo coronavírus tenha surgido em um mercado de animais na China e que tenha saído de morcegos para um pequeno animal chamado pangolim. O ser humano se contaminou comendo esse animal e chegamos onde estamos.

De fato, não é de hoje que os cientistas alertam que o confinamento de pelo menos 70 bilhões de animais para consumo humano por ano é como uma encubadora para novos e poderosos vírus. Portanto, a semelhança não é mera coincidência.

Baixe aqui o filme completo já com legenda em português.

Cena sobre a conexão com animais:

Trailer legendado | YouTube

162 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: