- visualizações

ABC Ativista 4 – Investigando para mostrar a verdade


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Sabemos que, como diria Paul McCartney, se os matadouros fossem de vidro todos (ou a maioria) seriam vegetarianos. Mas também sabemos que lá é o último lugar onde a indústria irá mostrar o que acontece.

Não importa quão “humanitárias” são as leis de abate, quão “preocupados” os fazendeiros estão com o “bem-estar” de suas galinhas e tudo mais. Nós, vegetarianos e veganos, sabemos que o acontece lá é inadmissível. O tratamento que esses animais recebem são considerados “padrão da indústria”, entretanto jamais permitiríamos que cães, gatos e até mesmo cavalos (que sofrem com isso mas popularmente não é bem aceito) sejam sujeitos a esse tratamento. E qual a primeira solução? Já que o que os olhos não veem o coração não sente, ongs procuram filmar o que acontece lá dentro, e daí surgem documentários como A Carne é Fraca do Instituto Nina Rosa e Terráqueos.

Entretanto, algumas ONGs não querem somente mostrar o que a população finge que não sabe.  Eles querem levar essa discussão à televisão, denunciar esses abusos e tentar encontrar brechas nessa lei infame de proteção à indústria de derivados animais para fazer justiça e levar a julgamento os criminosos. A Mercy For Animals por exemplo, com suas investigações em diversas fazendas nos Estados Unidos, conseguiu levar à jornais da CNN e da ABC gravações que eles fizeram nesses matadouros e fazendas, conseguindo assim mobilizar a atenção sobre a crueldade que existe nesses lugares.  Já o grupo Igualdad Animal na Espanha fez um resgate aberto de galinhas de uma fazenda poedeira e de porcos, sendo exibido na televisão, mostrando o que significa comprar derivados de tais indústrias.

No Brasil, temos vídeos como o Pocilga de Sequestro e o Atave que mostram um matadouro de porcos e de galinhas, trabalhos excelentes de nossos ativistas. E podemos fazer mais, levantar essa discussão de maneira mais ousada, mostrar nossa realidade. Matadouros ilegais, matouros “legais”, a destruição de nossas florestas, várias discussões podem ser levantadas.

Atualmente é proibido de mostrar cenas de assassinato de animais sem uma intenção que não a de denunciar a afronta contra o direito dos animais, ou seja, torna-se quase um dever nosso produzir materiais que possam ser exibidos na televisão de forma a instigar a mudança.

Assim, como um dos maiores produtores de carne do mundo, precisamos mostrar para os Brasileiros a realidade do Brasil: Que essa carne tem um preço maior que o peso na economia.

Ativistas, mostremos a verdade, pois isso é fundamental e irrefutável.

Mais exemplos de investigações feitas pela Mercy for Animals aqui (em inglês).

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: