- visualizações

Confirmado com a fabricante: apenas a batata Rufles® Original é adequada para os veganos

Os outros sabores têm carne, queijo ou leite no aromatizante.


229 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Embora não traga nada sobre isso na lista de ingredientes, os sabores da batata Rufles® Churrasco, Extreme Monster Burguer, Extreme Cheddar & Bacon e Extreme Pepperoni possuem ingredientes de origem animal na composição do aroma utilizado para saborizar as batatas. O sabor Cebola & Salsa também tem, mas esse já trazia “soro de leite” discriminado nos ingredientes.

Muitos veganos acreditavam que esses sabores não tinham nada de origem animal, mas os sabores com carne têm carne mesmo na fabricação do aroma e os sabores com queijo têm queijo mesmo. As informações foram confirmadas por e-mail e por telefone com a assessoria da PepsiCo, fabricante da batata Rufles®.

Começamos a levantar o assunto com a assessoria da empresa em meados de abril, alertados por alguns leitores. Ao ligarem para o Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) da PepsiCo, esses leitores receberam a confirmação da existência de carne no sabor Churrasco.

A assessoria se mostrou muito solícita e nos enviou o seguinte comunicado alguns dias depois, ainda em abril:

“Informamos que a batata RUFFLES® Churrasco possui traços de carne bovina na composição do seu aroma. No entanto, a marca conta com outra versão em seu portfólio sem esse ingrediente ou qualquer outro de origem animal, a RUFFLES® Original. A PepsiCo, fabricante do produto, ressalta que cumpre com todas as exigências legais com relação à regulamentação e comunicação dos ingredientes em suas embalagens e aproveita a oportunidade para reiterar o seu compromisso com os consumidores, colocando seus canais de atendimento à disposição para esclarecimento de possíveis dúvidas.”

Para termos ainda mais informações sobre isso, estendemos nosso questionamento aos outros sabores cujas embalagens remetem a produtos de origem animal, além do Churrasco. No início da noite desta segunda-feira (2), recebemos um telefonema da assessoria de imprensa da PepsiCo para sanar todas as nossas dúvidas.

Infelizmente, todos os sabores têm algo de origem animal. A única exceção fica para o sabor Original. Perguntamos se a afirmação “possui traços de carne bovina” enviada por e-mail anteriormente significava apenas algum risco de contaminação cruzada. A assessoria foi enfática em dizer que não, que realmente há carne bovina no aroma da Rufles® Churrasco e disse também que todos os sabores consultados têm algum ingrediente de origem animal.

Na parte da frente das embalagens há a afirmação “possui aromatizante sintético idêntico ao natural”. Ao que parece, essa frase não garante que não haja outro tipo de aromatizante atuando junto com o sintético no produto.

Apesar do desapontamento ao constatar que quase todos os produtos Rufles® têm algo de origem animal, devemos registrar que a PepsiCo em nenhum momento omitiu respostas às nossas dúvidas e nos atendeu como poucas vezes uma grande empresa o fez.

 

229 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: